Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neto no colo do avô.

Neto é o filho de um filho ou filha, em relação aos pais destes[1] que por sua vez são seus avós.

Apesar de, em geral, haver grande diferença de idade, atualmente é possível ver netos e avós juntos em atividades que exigem boa forma física e resistência, bem como artes marciais ou andar de bicicleta. Em alguns casos, netos adolescentes e seus respectivos avós estudam juntos em universidades abertas ou cursos não acadêmicos, dividindo o interesse por temas como artes, tecnologia, culinária, etc.[2]

Apesar de certo distanciamento no grau de parentesco, hoje em dia, é comum ver netos sob a guarda ou tutela de seus avós.[3] [4] [5]

A palavra neto deriva do latim vulgar neptu-.[6]

Gerações[editar | editar código-fonte]

De acordo com a geração de netos eles recebem outros nomes.

  • Bisneto(a): filho(a) de neto ou neta (segunda geração de netos);
  • Trineto(a): filho(a) de bisneto ou bisneta (terceira geração de netos);
  • Tetraneto(a): filho(a) de trineto ou trineta (quarta geração de netos);
  • Pentaneto(a): filho(a) de tetraneto ou tretraneta (quinta geração de netos).

Indicações em nomes de pessoas[editar | editar código-fonte]

Em algumas línguas e culturas, incluindo os países lusófonos, é a palavra acrescida ao sobrenome de alguém que tenha o mesmo nome que seu avó e, geralmente, de seu pai.

Referências

  1. Dicionário Básico da Língua Portuguesa — Folha / Aurélio. Pág. 454
  2. Betânia Lins. Qual é o papel dos avós contemporâneos? (em português). Segs. Página visitada em 20 de setembro de 2011.
  3. Fabiula Wurmeister (9 de julho de 2010). Juiz concede guarda do filho de Eliza à avó (html) (em português). Gazeta do Povo. Página visitada em 20 de setembro de 2011.
  4. Redação 24HorasNews (16 abril de 2008). Tribunal de Justiça concede guarda de criança à avó paterna (php) (em português). 24 Horas News. Página visitada em 20 de setembro de 2011.
  5. Avós garantem guarda de neto em caráter excepcional (html) (em português). Correio Forense (30 de setembro de 2009). Página visitada em 20 setembro de 2011.
  6. Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, Neto [em linha]