Nicholas Nickleby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nicholas Nickleby
Nickleby serialcover.jpg
Autor (es) Inglaterra Charles Dickens ("Boz")
Idioma Inglês
País Inglaterra Inglaterra
Série 20 edições mensais entre abril de 1838 e outubro de 1839
Editora Chapman & Hall
Lançamento 1839
Páginas 952
Cronologia
Último
Último
Oliver Twist
The Old Curiosity Shop
Próximo
Próximo

Nicholas Nickleby é um romance escrito pelo autor inglês Charles Dickens no período de 1838 a 1839. Dickens tirou partido de seu treino jornalístico ao escrever esta obra ficcional, chegando a visitar locais de ensino com o fim de retratar fielmente as situações difíceis a que se submetiam os órfãos tutorados temporariamente pelo protagonista.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O romance retrata os percalços de um jovem britânico, Nicholas Nickleby que, com a morte do pai, tornou-se responsável pela família composta por sua mãe e irmã. Nicholas, porém, não tinha emprego nem dinheiro e sua mãe escreve para Ralph Nickleby, irmão de seu marido recém-falecido, solicitando ajuda. Ralph é um homem desalmado, com muito dinheiro e amigos desagradáveis e perigosos. Sua ajuda tem um quê de crueldade levando Nicholas a separar-se de sua família e a conviver com situações muito dolorosas. O jovem, porém, digno e sensível, direciona seus esforços para ajudar a sua família e seus amigos que direta ou indiretamente passam a ter suas vidas atormentadas pelas ações do tio Ralph.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O livro foi adaptado para o filme de 2002 de mesmo titulo dirigido por Douglas McGrath.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nicholas Nickleby

Referências

  1. Jornalismo Literário: a realidade de forma autoral e humanizada. Estudos em Jornalismo e Mídia pp. 76. Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Página visitada em 5 de janeiro de 2012. "Mesmo em sua obra ficcional, Dickens tirava partido de seu treino jornalístico, como em Nicholas Nickleby, onde chega a visitar estabelecimentos de ensino para retratar com fidelidade os apuros pelos quais passam os órfãos que são temporariamente tutorados pelo protagonista."
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.