Nodo de Virchow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O linfonodo de Virchow é um gânglio linfático de tamanho aumentado na região supra-clavicular esquerda. Quando encontrado diz-se que há o Sinal de Troisier.

Leva seu nome de Rudolf Virchow (1821-1902), patologista que primeiro o estudou/identificou. Sugere normalmente processo maligno abdominal (p.ex. estômago, vesícula biliar, pâncreas, rins, testículos, ovários ou próstata). Uma linfadenopatia supra-clavicular direita, por sua vez, sugere uma neoplasia do mediastino, pulmão, esôfago e linfoma de Hodkins

Significado clínico[editar | editar código-fonte]

O câncer de estômago por exemplo pode permanecer assintomático enquanto sofre metástase. Um dos primeiros sinais visíveis dessa metástase é o nódulo supraclavicular esquerdo.

Isso ocorre pelo refluxo linfático (um fenômeno comum) do ducto torácico, responsável pela drenagem linfática abdominal, para os linfonodos supraclaviculares.O nódulo visível esquerdo é o clássico nódulo de Virchow.

Diagnóstico diferencial inclui linfoma, tumores intra-abdominais malignos, câncer de pulmão e infecções.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.