Nota de rodapé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota de rodapé, como o nome indica, é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte, ou ambos, para parte do texto da matéria na mesma página.

Uso[editar | editar código-fonte]

são textos que apontam citações ou referências, no fim da página, em fonte menor e divididas do restante do texto através de uma pequena linha.

Uma nota de rodapé é, em geral, associada com a marcação de um número sobrescrito no final do texto a ser comentado com a nota ao pé da página:

Um texto na página a ser comentado recebe o primeiro número¹
Cada outra anotação receberá o próximo número associado com a anotação ao pé da mesma página.²

No pé da página, uma linha separa a anotações:

¹ para a primeira anotação na página.,
² para a segunda anotação, e assim por diante…

Referências a bibliografia[editar | editar código-fonte]

As notas de rodapé podem também só dar referência ao autor e a página de uma citação bibliográfica do livro enquanto, na bibliografia, a fonte deverá ser incluída por completa, poupando tempo do leitor de verificar as referências no fim do livro a cada menção de notas de rodapé. Ou, ainda, se a mesma fonte se repete múltiplas vezes: na primeira menção desta, dá-se a referência por completa, e nas subseqüentes notas, dá-se somente o nome do autor e a página da fonte, que devem seguir a palavra ibid,³ empregada em citações.4

_____________

3Do Latim, abreviação de Ibedem, significando da mesma obra. p. 911.Ferrreira, Aurélio Buarque de Holanda. "Novo Dicionário da Língua Portuguesa", 2. ed., Editora Nova Fronteira, 1986.
4Ibid. Ferreira, Aurélio, p.911.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.