Oberpfaffenhofen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Oberpfaffenhofen é um vilarejo que faz parte do município de Weßling no distrito de Starnberg, Baviera, Alemanha. Está localizado a uma distância de 20 kilômetros do centro de Munique.

O vilarejo é sede da maior instalação do Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt, DLR) e tornou-se conhecido quando em 1983 o primeiro astronauta alemão (da então Alemanha Oriental), o físico Ulf Merbold, voou para o espaço a bordo de um Ônibus Espacial durante uma missão do Spacelab. Essas missões eram parcialmente supervisionadas pelo Centro Alemão de Operações Espaciais (GSOC) localizado em Oberpfaffenhofen. [1]

O centro de pesquisas em Oberpfaffenhofen hospeda várias instalações da DLR, incluindo o Centro de Controle Columbus com o qual a DLR realiza operações para a ESA, a EADS Astrium, o Instituto Fraunhofer e também para outras instituições científicas.

Também está situada em Oberpfaffenhofen uma área industrial da (agora insolvente) Dornier Luftfahrt GmbH (agora parte da Fairchild Dornier). Essa indústria aeroespacial compartilha o aeroporto local com a DLR.

Durante a ocupação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial o aeroporto foi designado como Depósito da Força Aérea e também como terminal de manutenção para aeronaves que foram utilizadas durante o Bloqueio de Berlim em 1948-49.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Somente as missões científicas foram controladas em Oberpfaffenhofen, a parte técnica manteve-se com a NASA em Houston, Texas.