Onsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Onsen a céu aberto

Onsen é o termo japonês para águas termais. Ao contrário do Ocidente onde são classificadas como termais as águas com temperatura superior a 21 graus, no Japão essa classificação é atribuída apenas a partir dos 25 graus.

Etiqueta Onsen[editar | editar código-fonte]

Limpeza[editar | editar código-fonte]

Num onsen, tal como num sento, os visitantes devem lavar o corpo e secar-se antes de entrar na água quente. Os banhos interiores disponibilizam pequenos bancos para os visitantes aí se sentarem e tomarem uma ducha.

Vestes[editar | editar código-fonte]

Muitos onsen tradicionais no Japão rural têm regras que proíbem o uso de vestes no banho, argumentando que tornam a limpeza mais difícil. Nas cidades, alguns onsen encorajam o uso de fatos de banho (como yukatas), em especial nos banhos mistos.

Toalhas[editar | editar código-fonte]

Os visitantes usam geralmente uma pequena toalha-avental. Alguns permitem a imersão da toalha, outros proíbem-na. É frequente ver os japoneses com as toalhas dobradas sobre a cabeça.

Entrada para um onsen em Hakkone

Ruído[editar | editar código-fonte]

Os onsens são geralmente considerados um refúgio da conturbada vida estressante que os japoneses levam, de modo que o ambiente é calmo e relaxante. É frequente a representação do monte Fuji nas paredes, o que, segundo a tradição, encoraja a calma e a meditação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Onsen