Opel Senator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Opel Senator
Vauxhallsenator.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Vauxhall Senator
Produção 1978 - 1994
Fabricante Opel, grupo General Motors
Cronologia
Último
Último
Opel Kapitän
Próximo
Próximo

O Senator é um automóvel de luxo produzido pela Opel, uma subsidiária da General Motors na Alemanha, no período de 1978 a 1994.

A primeira geração - Senator A - foi fabricada até 1986, e eram oferecidas versões sedã e coupê. A versão coupê, chamada Opel Monza, nada tem em comum com o Chevrolet Monza vendido no Brasil. O Senator A compartilhava a mesma plataforma com o Opel Rekord D, também vendido somente na Europa.

A segunda geração - Senator B - lançada em 1987 em versão sedã somente. Era basicamente um Opel Omega com a carroceria alongada e outro estilo de frente e traseira, com diferentes faróis, pára-choques e lanternas. Compartilhava a mesma mecânica e motores 6-cilindros em linha. Esta geração durou até 1994, quando o Opel Omega B foi lançado na Europa. A Opel decidiu retirar o Senator pelo fato do Omega já ocupar satisfatoriamente o segmento de sedãs de luxo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Um Opel Senator é destruído no filme de James Bond, Tomorrow Never Dies. O Opel Senator B deu origem ao australiano Holden Caprice.

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.