Opel Kadett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Opel Kadett

Kadett A

Kadett E
Visão geral
Nomes
alternativos
Chevrolet Chevette
Daewoo Maepsy
Holden Gemini
Isuzu Gemini
Opel K180
Vauxhall Chevette
Vauxhall Astra
Chevrolet Kadett
Produção 1937 - 1940
1962 - 1991
Fabricante Opel, grupo General Motors
Modelo
Classe Segmento C
Cronologia
Opel Astra

O Kadett é um automóvel compacto da Opel. Foi fabricado por várias gerações e em várias fábricas no mundo, sendo que a geração "C" foi irmã do Chevrolet Chevette brasileiro (inclusive na versão quatro portas, Hatch, perua e pick-up, sendo que as últimas tinham nomes de Marajó e Chevy 500). A geração "E", foi vendida no Brasil como Chevrolet Kadett (também produzido na versão perua, chamada Chevrolet Ipanema).

Em 1991, trocou de nome: Opel Astra. Como Astra já era o nome utilizado para o veículo no Reino Unido desde 1980, vendido sob a marca Vauxhall, a General Motors decidiu unificar os nomes a partir da Geração F.

Na Inglaterra, sob nome Vauxhall, em 1976 foi criado um dos primeiros hot hatches do mundo, o Vauxhall Chevette HS, que utilizava um motor Vauxhall de 2.3 litros de 135cv. Tanto ele como o Sunbeam Talbot foram um dos primeiros hot hatches do mundo.

Lembrando: A geração C se iniciou com o "Projeto 909", da Opel. Este projeto, porém, foi alterado para usar a plataforma T da Chevrolet americana, dando início ao primeiro automóvel mundial da General Motors. O projeto contou com a liderança direta da General Motors, com suas subsidiárias alemã (Opel), britânica (Vauxhall), australiana (Holden) e brasileira (General Motors do Brasil) trabalhando de forma conjunta, permitindo que todos os principais centros de desenvolvimento da GM trabalhassem juntos pela primeira vez.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Opel Kadett
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.