Hatchback

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Renault R16 hatchback, em 1965.
Citroën C4 hatchback, 2011.

O hatchback ou simplesmente hatch é um design automotivo que consiste num compartimento de passageiros com porta-malas integrado (diferentemente do modelo sedan), acessível através de uma porta traseira, e o compartimento do motor à frente. O Brasília possuía porta-malas na frente e motor atrás, por isso o que conta mesmo é o formato da carroceria com traseira curta e truncada a partir do teto. Os hatchbacks são também chamados de três-portas (quando têm duas portas, mais a porta traseira) ou cinco-portas (quando têm quatro portas, mais a porta traseira). Normalmente esses modelos são identificados pois o porta-malas e a janela traseira do automóvel são numa única parte.

Hatch populares[editar | editar código-fonte]

Atualmente, no Brasil, os hatchbacks são identificados principalmente entre os modelos de carros econômicos. No entanto, há também modelos de caráter esportivo, por exemplo, Citroën C4, Peugeot 308 (Carro do Ano na Europa 2014), Chevrolet Astra Hatch, Renault Clio (Carro do Ano na Europa 1991, 2006), Renault Mégane (Carro do Ano na Europa 2003), Volkswagen Golf, Fiat Bravo e Ford Focus(versão Hatch), assim como modelos hatchs maiores ou de luxo como o Citroën DS4 e Audi S3.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Populares: Citroën C3, Citroën C4, Peugeot 208, Peugeot 308 (Carro do Ano na Europa 2014), Renault Clio (Carro do Ano na Europa 1991, 2006), Renault Mégane (Carro do Ano na Europa 2003), Fiat Novo Uno, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Chevrolet Onix, Ford Ka, Ford Fiesta, Toyota Etios, Volkswagen Gol e outros menos conhecidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]