Chevrolet Astra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chevrolet Astra
Astra Hatch
Visão Global
Nomes
alternativos
Holden Astra
Vauxhall Astra
Opel Astra
Saturn Astra
Produção 1994-2011(Brasil)
Fabricante Chevrolet
Grupo General Motors
Modelo
Classe Médio
Carroceria Coupé, 2 e 4 portas
sedan, 4 portas
perua, 4 portas(Europa)
conversível, 2 portas(Europa)
Ficha técnica
Motor 1.8L 8V G ou E, I4, dianteiro transversal
2.0L 8V flex, I4, transversal
2.0L 16V gasolina, I4, transversal
Transmissão 4 marchas, automática
5 marchas, manual
Modelos relacionados Chevrolet Zafira/Chevrolet Vectra
Citroën C4 VTR
Fiat Stilo
Ford Focus
Hyundai I30
Peugeot 307
Renault Fluence
Volkswagen Golf
Dimensões
Comprimento 4.199,4 (hatch)
4.342,4 (sedan)
Entre-eixos 2.614mm
Largura 1.709
Altura 1.431 (hatch)
1.425 (sedan)
Peso 1.150 (hatch 2 portas)
1.180 (coupé 4 portas)
1190 (sedan)
Cronologia
Último
Último
Chevrolet Kadett
Chevrolet Sonic
Próximo
Próximo


Chevrolet AstraHB foi um carro médio produzido pela Chevrolet no Brasil. Em sua última geração, foi produzido exclusivamente com motor 2.0 bicombustível de 133 cavalos de potência, quando abastecido com gasolina, e 140, ao usar álcool. Sua produção no Brasil transcorreu entre 1998 e 2011.

O carro era disponível em variantes hatch e sedan, situando-se acima do Corsa e abaixo do Vectra. O carro já é comercializado numa nova geração muito mais moderna no mercado Europeu, onde é fabricado como Opel Astra e Vauxhall Astra(para países com direção do lado direito como Inglaterra, Japão e África do Sul) pelas subsidiárias europeias da General Motors, a Opel e a Vauxhall. Nos Estados Unidos, o carro era vendido como Saturn Astra.

Em setembro de 2007 foi lançado no Brasil um novo modelo derivado do Astra europeu, com o nome de Vectra GT. O desenho traseiro do modelo é semelhante ao europeu, com a frente da última geração do Chevrolet Vectra nacional, que foi projetado no Brasil como uma versão sedã do Astra europeu. Compartilhava também a plataforma e conjunto motriz com o Vectra nacional, herdados da atual linha Astra, Monza, e Zafira.

História[editar | editar código-fonte]

  • 1995 - Utilizava o motor4,0
Único ano em quando modelo foi importado da Bélgica. Lançado também na versão perua (station wagon).
  • 1998 - Início da produção pela Chevrolet do Brasil. Lançado nas versões GL 1.8 8V e GLS 2.0 8V e GLS 2.0 16V nas carrocerias hatch três portas e sedan quatro portas. Uso da direção eletro-hidráulica.
  • 2001 - Lançada a versão Sport 2.0 8V e repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. A versão GL ganha calotas e conta-giros. Fim da direção eletro-hidráulica.
  • 2002 - Lançada a série Sunny, a versão CD 2.0 8V e CD 2.0 16V. O câmbio automático estava disponível na versão CD 2.0 8V.
  • 2003 - O modelo sofre a reestilização; lançada a versão GSi com motorização 2.0 16V, com 136 cv, com a opção de cinco portas para o hatchback. Fim da produção com motor 1.8 à gasolina, foi adotado o motor 1.8 à álcool para frotistas.
  • 2004 - Uso do motor Flexpower (bicombustível), com motor 2.0 8V à álcool ou à gasolina. Lançadas as novas versões: Comfort, Elegance e Elite. Uso do motor Multipower (GNV, etanol ou gasolina). Lançada a versão Advantage Hatch, 3 portas.
  • 2005 - Fim da versão GSi 2.0 16V(gasolina). Em novembro foi lançada a versão SS 2.0 8V Flexpower.
  • 2006 - A versão Advantage passa a vir também nos modelos de 4 portas Sedan ou 5 portas hatch. Último ano da versão "Comfort".
  • 2007 - Término da produção das versões hatch de 3 portas. É também o último ano das versões "Elite" e "Elegance" (as mais luxuosas).
  • 2008 - Descontinuação da versão "SS", com alguns de seus acessórios (rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio) sendo oferecidos como "Kit Esportivo" para o Advantage Hatch.
  • 2009 - Novo motor 2.0 Flexpower com 133cv (gasolina) e 140cv (álcool), apresentado o modelo 2010 do Astra, com muitos equipamentos do Vectra, se aproximando mais ainda deste.
  • 2011 - 17 de Agosto de 2011 é anunciado o fim da produção, e que mais tarde daria lugar ao global Chevrolet Sonic.
Astra de primera geração
Astra segunda geração hatch
Astra segunda geração sedan

Sucessor[editar | editar código-fonte]

O modelo deixou de ser fabricado, sua retirada de linha é parte do plano de reestruturação da General Motors. Até dezembro de 2012, os modelos como Corsa e Corsa Sedan também deixam de ser fabricados. Para suceder o Astra, a GMB apresentou o Chevrolet Sonic, nas versões hatch e sedan. Na Europa, contudo, o Astra segue em produção, sob a bandeira Opel e encontra-se em sua 4ª geração.

Mercado[editar | editar código-fonte]

O Astra tem um interior clássico que quase não sofreu mudanças de 1998 até hoje no Brasil. Uma das únicas mudanças foi nos mostradores do painel, que passaram a ter fundo branco. Na Europa o interior do Astra é bem semelhante ao do Chevrolet Vectra do Brasil. A transmissão é oferecida nas versões automática ou manual. Desde 2010, o Astra incorporou desde sua versão básica itens restritos as antigas versões de luxo (acabamento em veludo, ar-condicionado digital, rodas aro 16 e retrovisor eletrocrômico). O motor continua sendo o antigo 2 litros com 2 válvulas por cilindro, mas alterações mecânicas elevaram sua potência para 140 cv utilizando-se álcool e 133 cv com gasolina. O modelo recebia, no fim de sua produção, críticas seu design defasado (com apenas um face-lift em 12 anos) e por ter um motor ainda mais antigo, diretamente herdado do Monza. Já seus entusiastas consideravam essa desatualização irrelevante, por ela não significar desvantagem prática do produto e ainda propiciar um preço competitivo. A longa sobrevida Astra explica-se por isso: tratava-se de um veículo médio concorrendo em preço com veículos compactos, mais atualizados, porém inferiores em termos dinâmicos e de habitabilidade. Assim, o Astra, em seus últimos momentos, ainda encontrava um bom mercado nos consumidores menos passionais, que priorizavam o fator custo-benefício.

Competições[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]