Chevrolet Chevelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde 06 de março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Chevrolet Chevelle
70 Chevelle SS396.jpg
Visão Global
Produção 1963-1977
Fabricante Chevrolet divisão da General Motors
Modelo
Classe Classe D - Tamanho médio
Ficha técnica
Layout Motor dianteiro tração traseira
Cronologia
Último
Último
Sucessor
Chevrolet Malibu
Próximo
Próximo


O Chevelle foi um veículo produzido pela Chevrolet norte-americana, divisão da General Motors, nas décadas de 60 e 70.

Características[editar | editar código-fonte]

Como era tradicional na época, possuía medidas generosas e potentes motores V8.

Em sua versão mais potente, a SS [Super Sport] com o motor 454, dispunha de um torque descomunal, sendo disponibilizado em versões com transmissão automática hydramatic, (2 ou 3 velocidades), ou mecânica (3 ou 4 velocidades).

Seu design lembrava muito o do Oldsmobile 442, do qual utilizava basicamente a mesma mecânica, já que a Oldsmobile também pertencia ao grupo General Motors.

História[editar | editar código-fonte]

Apresentado pela General Motors com a marca Chevrolet nos Estados Unidos, em 1964, o Chevelle nasceu como um modelo médio nas versões com carroceria cupê (2 portas), sedan (4 portas), conversível ou Station-Wagon, todos com acabamento simples a preços acessíveis, sendo idealizado para uma fatia jovem do mercado norte-americano que procurava potência e espaço, além de grandes dimensões externas. O auge do Chevelle foi no início dos anos 70, quando a característica desejável principal dos carros era a potência. Todavia, as necessidades e características dos consumidores foram modificando-se com o passar dos anos.

Com a crise do petróleo iniciada em 1973 e com as mudanças nas leis de emissão de poluentes e de segurança, impostas pelo governo americano nos anos 70, ele se tornou mais familiar e teve sua potência reduzida, passando a maioria de sua produção a ser de modelos com carroceria sedan 4 portas.

Sua produção foi encerrada em 1977.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chevrolet Chevelle
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.