Veículo utilitário esportivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
O Chevrolet Blazer é um exemplo de um veículo utilitário esportivo com sua plataforma baseada na Chevrolet S10.
O Peugeot 3008 é um crossover e não um SUV
Toyota Hilux SW4 2013 é um SUV Médio

Veículo utilitário esportivo (conhecido como SUV, do inglês: "Sport Utility Vehicle") é um veículo semelhante a uma camioneta, normalmente equipado com tração nas quatro rodas para andar sobre todos os tipos de terreno (on- e off-road).

Caracteristicamente, são veículos com capacidade para andar fora de estrada e quase sempre de porte avantajado, frequentemente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por "peruas" (no Brasil) ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros[1] .

O modelo Hummer H2, por exemplo, deriva dos jipes utilizados pelo exército americano em várias guerras, como o seu companheiro de marca, o mais arrojado Hummer H1.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Devido ao peso e arrasto elevado, os utilitários esportivos apresentam geralmente um consumo de combustível maior do que sedans com quilometragem comparável. Outra crítica é em relação à segurança dos passageiros do utilitário, de pedestres e demais pessoas que trafegam em outros veículos. Isso porque os utilitários têm maior massa e, portanto, necessitam de maior distância para frenagem, além de serem mais rígidos e, em impactos com outros veículos, promovem danos maiores que podem agravar o acidente, tanto para os passageiros do utilitário quanto para os do outro carro atingido.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Veículo utilitário esportivo
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.