Os Pequenos Guardiões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Pequenos Guardiões
Colecção
Comic image missing-pt.png
Editor Archaia Studios Press
Primeira edição 2006
Género(s) fantasia
aventura
Autor David Petersen
Desenho David Petersen
Evandro Pimentel
Editor nacional Conrad Editora
Numero de páginas 24
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Os Pequenos Guardiões (inglês: Mouse Guard) é uma série em comic book do escritor e ilustrador David Petersen. Os livros conquistaram público e crítica, sendo indicados e vencedores do Prêmio Will Eisner (conhecido como o "Oscar" dos quadrinhos) em duas categorias. A primeira série intitulada "Pequenos Guardiões: Outono 1152" foi lançada em fevereiro de 2006 nos EUA, chegando ao Brasil em 2008. A segunda série chamada "Pequenos Guardiões: Inverno 1152" lançada em julho de 2007 nos Estados Unidos, não foi lançada no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em um mundo hostil e repleto de predadores, os ratos lutam todos os dias pela sua sobrevivência e bem-estar das suas moradias. Para a proteção do povo foi criada a Guarda. Depois de vencida a guerra do Inverno 1149 contra o general-doninha, veio um período de certa calmaria e então a Guarda passou a ter outras funções. Sentinelas, meteorologistas, acompanhantes e exploradores substituíram os soldados. A Guarda localiza-se na cidade de Lockhaven.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gwendolyn - É a chefe da Guarda, ela fica encarregada de dar as missões aos ratos da instituição e de lhes orientar.
  • Celanawe - Um rato que vivia isolado do mundo. Seu codinome é Machado Negro, o herói dos tempos de ouro da Guarda.
  • Conrad - Membro veterano da Guarda que havia sumido há tempos. Usa uma perna de pau e sua arma é um gancho.
  • Kenzie - Sempre calmo, ele é sábio e encarregado do seu grupo. Sua capa é azul e porta um poderoso cajado.
  • Saxon - Tão experiente quanto Kenzie, "Sax" como também é chamado, é fiel seguidor da Guarda. Mal-humorado, usa uma capa vermelha e manuseia espada.
  • Lieam - O mais novo membro da Guarda, muitos o chamam de "Ruivo". Tem um espírito corajoso e sempre quer aprender mais. Com uma capa verde ele também utiliza espada.
  • Sadie - É a vigilante do litoral. Muito fiel e valente.
  • Midnight - Bastante misterioso, ele fala pouco e anda sozinho. Mantém um segredo.
  • Rand - Rato que fica encarregado de defender territórios e membros da Guarda.

Pequenos Guardiões: Outono 1152[editar | editar código-fonte]

1. Na Barriga do Monstro:

ISBN 978-85-7616-288-9
Kenzie, Saxon e Lieam recebem a missão de irem à procura de um velho mercador de grãos que ia de Rootwallow para Barkstone. Eles enfrentam uma serpente e descobrem um segredo do ancião que fora engolido pelo terrível monstro, ele na verdade era um espião e levava um mapa de Lockhaven para um traidor em Barkstone.

2. Nas Sombras:

ISBN 978-85-7616-290-2
Enquanto Kenzie, Saxon e Lieam estavam a procura do mercador, Sadie partia em busca de Conrad a mando de Gwendolyn. Quando Sadie o encontra, é confundida com o traidor. Porém os dois logo ficam bastante amigos e enfrentam as sombras de caranguejos "gigantes", infelizmente apenas um consegue sobreviver e continuar a jornada.

3. O Retorno do Machado:

ISBN 978-85-7616-291-9
Sem saber o que acontecia com Sadie e Conrad, Kenzie, Saxon e Lieam continuam a viagem até Barkstone para investigarem a respeito do mapa. Chegando lá, eles percebem que o melhor é serem discretos, então Saxon começa a encenar uma batalha contra Kenzie, enquanto Lieam vai atrás do caso sem sua capa de Guardião e sua espada. Ele acaba infiltrando-se no misterioso exército o Machado.

4. O Fantasma das Trevas:

ISBN 978-85-7616-298-8
Expulsos de Barkstone por soldados, Kenzie e Saxon são resgatados por Celanawe, que a princípio desconfiava dos dois pensando que eram os ladrões do seu bem mais precioso, o machado. Nesse meio tempo, Lieam escondido no exército descuida-se e vira prisioneiro da organização do Machado. Quando é levado até o líder, Lieam percebe que um disfarce no escuro não é o bastante para esse vilão.

5. A Marcha de Midnight:

ISBN 978-85-7616-314-5
O exército liderado pelo traidor segue, em meio de uma tempestade, rumo a Lockhaven levando Lieam como refém. Eles desejam invadir e conquistar a cidade que abriga a Guarda e sua líder. Porém Sadie chega a tempo para avisar Rand de fechar os portões e convocar os soldados. Kenzie, Sax e Celanawe juntam-se para alcançar Lockhaven antes de Midnight.

6. Retorno à Honra:

ISBN 978-85-7616-315-2
Quando Celanawe, Kenzie e Saxon chegam à cidade, a batalha já tem começado. Entre uma chuva de flechas os exilados do Machado lutam contra os membros da Guarda, que usam as abelhas como parceiras. Enfim, os protagonistas encontram-se no gabinete da matrona Gwendolyn para um duelo contra o traidor Midnight e seus seguidores.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Lema da Guarda[editar | editar código-fonte]

"Não importa contra o que se luta.
Mas pelo que se luta."

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio Eisner 2008 (EUA)

  • Vencedor na categoria Melhor Álbum Republicado.
  • Vencedor na categoria Melhor Álbum Infanto-Juvenil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]