Oscar Kjellberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Julho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Byst av Oscar Kjellberg vid Sjöfartsmuseet, Göteborg. Utförd av Arvid Bryth, avtäckt 1957.

Oscar Kjellberg foi um empresário sueco, criador da empresa ESAB que, como pioneiro na fabricação de consumíveis de soldagem a arco elétrico, é considerado o "pai" do eletrodo revestido.

No início do século XX, em 1904, Oscar encontrou uma resposta pra uma questão que, na época, corria pelo mundo das indústrias. Com a descoberta do arco elétrico, foram feitas tentativas de se soldar alguns metais, mas como não havia nada pra proteger o arco das reações da atmosfera normal, a solda não tinha sucesso. Passaram a utilizar então, eletrodos de carvão, o que resultava num aumento da fragilidade da solda resultante.

Kjellberg inovou, utilizando um núcleo metálico revestido com um material celulósico que, na queima pelo arco aberto, produzia gases e uma camada de escória que protegiam a solda até que ela se resfriasse sem ser prejudicada pela atmosfera. Nasceu assim então, o eletrodo revestido.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]