Ostara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ostara.

O nome Ostara está relacionado com a deusa da fertilidade, amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. Também é relativo às festividades que se celebram durante o equinócio desta estação. A data tem forte ligação com diversas outras celebrações pagãs.

Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre normalmente entre 22 e 23 de setembro no hemisfério Sul (podendo ocorrer entre 20 e 25 de setembro) e entre 19 e 20 de março no hemisfério Norte (podendo ocorrer entre 17 e 22 de março).[1] O início da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. Para os alguns neopagãos é o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos. O ovo representa a fertilidade da "deusa" e do "deus". Outra tradição muito antiga é a de esconder os ovos e depois achá-los.(Talvez veio daí o costume dos Norte-americanos de esconderem os ovos de chocolate no dia da Páscoa para que as crianças os achem.) .

Para os wiccanos também é época de começar a plantar, época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida.

Durante a festa em homenagem a Eostre, deusa da primavera, é tempo de dar ovos[2] coloridos de presente aos amigos e entes queridos, como um símbolo de sorte, fertilidade e prosperidade. O coelho era o símbolo do festival, bem por causa de sua re-emergência durante esta temporada, e por sua capacidade reprodutiva. Essa festa era mais comemorada por causa das crianças. A tradição está presente hoje no feriado de Páscoa, só que os ovos viraram de chocolate. Comemorada no equinócio de primavera, normalmente entre 22 e 23 de setembro no hemisfério Sul (podendo ocorrer entre 20 e 25 de setembro) e entre 19 e 20 de março no hemisfério Norte (podendo ocorrer entre 17 e 22 de março).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

1 - Um coelho ou lebre é associado com a deusa Eostre. Lebres são um dos primeiros animais a mostrar-se sobre a terra quando a primavera está próxima. A lebre foi um símbolo tradicional de fertilidade e seu comportamento de corte na primavera inspirou o idioma Inglês "louco como uma lebre de março".

2 - Decoração: Para decorar a celebração, pode-se pensar em colocar simbolismo de coelhos e aves, ovos de todos os tipos, ninhos, flores sazonais, como jacintos ou Narciso ao redor ou dentro de casa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Solstices & Equinoxes». Time and Date AS. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  2. O ovo é o pacote perfeito da natureza. Ele tem, durante o período da história, representado mágica, medicamentos, alimentos e bom presságio. É o símbolo universal de celebrações da Páscoa em todo o mundo e tem sido tingido, pintado, adornado e embelezado na celebração de seu simbolismo especial.