Ostraceiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOstraceiros
Haematopus ostralegus

Haematopus ostralegus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Haematopodidae
Género: Haematopus
Espécies
Ver texto

Ostraceiro é o nome vulgar dado às 11 espécies de aves charadriiformes da família Haematopodidae, classificadas no género Haematopus. O grupo tem distribuição mundial.

Os ostraceiros são aves robustas, com cerca de 40 a 50 cm de comprimento. A sua plumagem é monótona, em tons de preto e branco. O bico, comprido e achatado lateralmente, é uma característica distintiva do grupo, pela sua cor vermelha que se destaca da plumagem. As patas são longas, de cor clara, e os dedos são fortes, unidos na base por uma pequena membrana inter-digital. As asas são compridas e ponteagudas, bem como a cauda. O grupo não apresenta dimorfismo sexual.

Os ostraceiros habitam zonas costeiras rochosas e arenosas. Alimentam-se de invertebrados aquáticos e o seu bico é especialmente adaptado para abrir conchas de bivalves, o seu alimento favorito. Estas aves realizam vôos curtos e no solo são muito ágeis.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Referências

  1. Shorebirds & allies (em Inglês). IOC World Bird List. Página visitada em 15 de Setembro de 2011.