Página de resultados do mecanismo de pesquisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma página de resultados do mecanismo de busca (SERP) é uma lista de páginas web retornado por um mecanismo de busca em resposta consulta por uma palavra-chave. Normalmente, o resultado inclui uma lista de páginas web com títulos, um link para a página e uma breve descrição de localização das palavras, mostrando onde as palavras-chaves tem correspondência na página. Uma (SERP) pode se referir a uma única página de links retornados ou para o conjunto de todos os links retornados para uma pesquisa.


Consulta na cache[editar | editar código-fonte]

Alguns mecanismos de busca armazenam na cache as páginas acessadas com maior frequência e as exibe em cache, em vez de uma nova página para aumentar o desempenho do mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de buscas realizam periodicamente atualizações nos resultados de busca para dar conta de novas páginas e, possivelmente modificar o ranking das páginas no resultado da busca. A maioria dos resultados são estranhos e é necessário trabalho duro para torná-los legíveis. A atualização do resultado da busca pode demorar vários dias ou semanas que ocasionalmente, pode causar dados imprecisos ou desatualizados.

Diferentes tipos de resultados[editar | editar código-fonte]

SERPs de mecanismos de buscas como o Google, o Yahoo!, o Bing, podem incluir diferentes tipos de anúncios: contextuais, algorítmicas ou listagens de busca orgânica, bem como listagens patrocinadas, imagens, mapas, definições, vídeos ou refinamentos de pesquisas sugeridas. Os principais mecanismos de busca diferenciam visualmente os tipos de conteúdo específicos, tais como imagens, notícias e blogs. Muitos tipos de conteúdo têm modelos de SERP especializados e melhorias visuais na página principal do resultado da pesquisa.

Geração de SERPs[editar | editar código-fonte]

A maioria dos mecanismos de buscas como Google, Yahoo! e Bing usam principalmente o conteúdo contido na página para tags de metadados de uma página web para gerar o conteúdo que compõe um trecho da pesquisa. O título de tag html será usado como título do trecho, enquanto que os conteúdos mais relevantes ou úteis da página web (tag de descrição ou conteúdo da página) serão utilizados para descrição. Se a página não estiver disponível, a informação sobre a página pode ser utilizada a partir do dmoz.[1]

Monitoramento das SERPs[editar | editar código-fonte]

Desenvolvedores de páginas web utilizam a otimização do engenho de busca (SEO) para aumentar o ranking de seu site na SERP, através de uma palavra-chave específica. Como resultado, os webmasters verificam o SERP para acompanhar o progresso da otimização do engenho de busca. Para acelerar o processo de monitoramento, os programadores criaram softwares automatizados para rastrear várias palavras-chave para seu site.[2]

Veja também[editar | editar código-fonte]


Referências[editar | editar código-fonte]

1. Anatomy of a search snippet

2 . Dicas para aumentar o PageRank do site