PKCS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em criptografia, PKCS significa "padrões de criptografia de chave pública". Estes são um grupo de padrões criptográficos concebidos e publicados pela RSA security LLC, no início dos anos 1990. A empresa publicou os padrões para promover o uso das técnicas de criptografia para as quais possuía patentes (como o algoritmo RSA, o algoritmo de assinatura Schnorr e vários outros). Embora não sejam padrões da indústria (porque a empresa manteve o controle sobre eles), alguns dos padrões nos últimos anos começaram a se mover para os processos de "padrão da Internet" de organizações de padrões relevantes como o grupo de trabalho IETF e PKIX.

Resumo dos padrões PKCS
Versão Nome Comentários
PKCS #1 2.2 Padrão de criptografia RSA[1] Ver RFC 8017. Define as propriedades matemáticas, o formato das chaves RSA pública e privada (ASN.1 - codificado em texto claro), os algoritmos básicos e esquemas de codificação/preenchimento para realizar criptografia RSA, descriptografia, produção e verificação de assinaturas.
PKCS #2 - Retirado Não está mais ativo (desde de 2010). Criptografia RSA coberta de resumos de mensagens. Posteriormente fundido com o PKCS #1.
PKCS #3 1.4 Padrão de troca de chaves de Diffie–Hellman[2] Um protocolo criptográfico que permite que duas partes que não têm conhecimento prévio uma da outra estabeleçam em conjunto uma chave secreta compartilhada em um canal de comunicação inseguro.
PKCS #4 - Retirado Não está mais ativo (desde de 2010). Sintaxe de chave RSA coberta. Posteriormente fundido com o PKCS #1.
PKCS #5 2.1 Padrão de criptografia baseado em senha[3] Ver RFC 8018 e PBKDF2.
PKCS #6 1.5 Padrão de sintaxe de certificado estendido[4] Define extensões para a antiga especificação de certificado X.509 v1. Obsoleto pela v3 do mesmo.
PKCS #7 1.5 Padrão de sintaxe de mensagem criptográfica[5] Ver RFC 2315. Usado para assinar e/ou criptografar mensagens em uma PKI. Usado também para disseminação de certificado (por exemplo, como uma resposta a uma mensagem PKCS #10). Formou a base para S/MIME, que é Desde 2010 baseado na RFC 5652, um padrão de sintaxe de mensagem criptográfica (CMS) atualizado. Freqüentemente usado para logon único.
PKCS #8 1.2 Padrão de sintaxe de informação de chave privada[6] Ver RFC 5958. Usado para transportar pares de chaves de certificados privados (criptografados ou não criptografados).
PKCS #9 2.0 Tipos de atributos selecionados[7] Ver RFC 2985. Define os tipos de atributos selecionados para uso em certificados estendidos PKCS #6, mensagens assinadas digitalmente PKCS #7, informações de chave privada PKCS #8 e pedidos de assinatura de certificado PKCS #10.
PKCS #10 1.7 Padrão de solicitação de certificação[8] Ver RFC 2986. Formato das mensagens enviadas a uma autoridade de certificação para solicitar a certificação de uma chave pública. Ver solicitação de assinatura de certificado.
PKCS #11 3.0 Interface de token criptográfico[9] Também conhecido como "Cryptoki". Uma API definindo uma interface genérica para tokens criptográficos (veja também módulo de segurança de hardware). Freqüentemente usado em single sign-on, criptografia de chave pública e criptografia de disco [10]. A RSA Security transferiu o desenvolvimento do padrão PKCS #11 para o Comitê técnico OASIS PKCS 11.
PKCS #12 1.1 Padrão de sintaxe de troca de informações pessoais[11] Ver RFC 7292. Define um formato de arquivo comumente usado para armazenar chaves privadas acompanhadas de certificados de chaves públicas, protegido com uma chave simétrica baseada em senha. PFX é um predecessor do PKCS #12.

Este formato de contêiner pode conter vários objetos incorporados, como vários certificados. Normalmente protegido/criptografado com uma senha. Pode ser usado como formato para o armazenamento de chaves Java e para estabelecer certificados de autenticação de cliente no Mozilla Firefox. Utilizável por Apache Tomcat.

PKCS #13 Padrão de criptografia de curva elíptica (Aparentemente abandonado, a única referência é uma proposta de 1998.)[12]
PKCS #14 Gerador de números pseudoaleatórios (Aparentemente abandonado, não existem documentos.)
PKCS #15 1.1 Padrão de formato de informação de token criptográfico[13] Define um padrão que permite aos usuários de tokens criptográficos se identificarem para os aplicativos, independentemente da implementação Cryptoki do aplicativo (PKCS #11) ou outro API. A RSA renunciou às partes relacionadas ao cartão IC deste padrão para o ISO/IEC 7816-15.[14]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Em geral

Ligações externas[editar | editar código-fonte]