Paisagem humanizada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Uma paisagem pouco humanizada (Povoado de Oberwil, em Waldkirch, na Suíça).
Uma paisagem muito humanizada (Teerão, capital do Irão).

Paisagem humanizada é uma paisagem que sofreu alterações do homem. Atualmente já não há nenhum ou quase nenhum lugar que não tenha havido intervenção humana, pois a poluição atmosférica já existe em todo o mundo. No entanto, ainda há paisagens que não tem nenhuma construção feita pelo ser humano ou nenhum objeto feito pelo homem. Então uma paisagem humanizada é uma paisagem que contém elementos humanos, ao contrário da paisagem natural que só tem elementos naturais.

Uma paisagem humanizada pode conter elementos naturais e humanos, enquanto que numa paisagem natural, só pode conter elementos naturais. Há paisagens que sofreram poucas alterações do homem, outras que não sofreram e outras que sofreram bastante. Por exemplo, uma fotografia de uma cordilheira de montanhas, água, relva e uma pequena habitação, sofreu poucas alterações do homem (O único elemento humano é a pequena habitação). Então as paisagens que não sofreram alterações do ser humano chamam-se paisagens naturais, as que sofreram muito pouco são paisagens pouco humanizadas e as que sofreram muitas alterações do ser humano são paisagens muito humanizadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.