Palácio de Türkmenbaşy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio de Türkmenbaşy
Oguz han köşk
Огуз хан көшк
Palácio de Türkmenbaşy
Palácio de Türkmenbaşy, frente à Praça da Independência
Engenheiro Bouygues
Início da construção 1996
Fim da construção 1997
Restauro 2008-2011
Proprietário atual Presidente do Turquemenistão
Função atual Residência oficial
Geografia
País Turquemenistão
Cidade Asgabade
Coordenadas 37° 56' 03" N 58° 22' 50" E

O Palácio de Türkmenbaşy é um edifício público da cidade de Asgabade, capital do Turquemenistão. Sede da presidência da república, a obra foi concluída em março de 1997,[1] é nomeado em homenagem a Saparmyrat Nyýazow, o primeiro presidente do Turquemenistão, que foi proclamado "Türkmenbaşy", ou seja, "Líder dos turcomenos".

O palácio faz parte de um complexo maior que também contém o Prezident Kozgy (Palácio Presidencial), que fica no lado oeste do complexo, delimitado pela Praça da Independência. O complexo é limitado a norte pela rua Karl Marx e a sul pela rua Galkynysh. Esta rua corre todo o caminho até a ponta sudeste do complexo que faz fronteira com a Praça Galkynysh. A leste, faz fronteira com a rua Beýik Saparmyrat Türkmenbaşy.

Construção e restauro[editar | editar código-fonte]

A construtora francesa Bouygues construiu o palácio presidencial em 1997 para o presidente do Turquemenistão, Saparmyrat Nyýazow. O palácio presidencial original era notável por sua aparência extravagante, mas foi subsequentemente ofuscado em estatura arquitetônica por grandes edifícios no Cazaquistão, rico em petróleo, e até mesmo no empobrecido Tajiquistão.

Em 2008, Gurbanguly Berdimuhammedow, sucessor de Nyýazow, encomendou uma obra de restauro e ampliação também para a Bouygues. A construção começou em 2008 e terminou 18 de maio de 2011, no mesmo dia em que Berdimuhammedow assumiu seu cargo como o segundo presidente do Turquemenistão.[2] O novo palácio custou aproximadamente US$ 250 milhões.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O novo palácio presidencial faz parte do plano de Saparmyrat Nyýazow de "repensar" sua capital e fornecer-lhe infraestruturas modernas.[4] A construção da monumental edifício foi confiada ao grupo francês Bouygues,[5] em colaboração com arquitetos do Ministério de Construção e Arquitetura do Turquemenistão e os escritórios de arquitetura franceses Bellon et Art Études (para o design de interiores). O edifício é inspirado tanto pelo classicismo francês quanto pela arquitetura otomana, bem como pelas tendências arquitetônicas que afirmam ser herdeiras da arquitetura tradicional turquemena.

Exterior[editar | editar código-fonte]

Rodeado por um parque de dois hectares decorado com espécies raras e composições originais, é cercado por um pátio coberto com um pavimento de granito de três tons diferentes, decorado com fontes e fontes de água. Precedido por um pórtico de tetrastilo (com quatro colunas pseudo-dóricas) de inspiração antiga, o palácio forma um vasto conjunto quadrangular que se estende por três níveis. O exterior surpreende pelos tons claros das paredes (cobertas com lajes de mármore de Carrara) perfuradas por grandes janelas com treliças douradas, contrastando com a massa da cúpula central (22 metros de diâmetro) revestida com esmaltes Briare, reforçada com folha de ouro, estendida por um mastro com as cores nacionais.

Interior[editar | editar código-fonte]

O interior é organizado em torno do grande salão cerimonial, articulado em torno de uma escadaria monumental com dois lances. Os pisos, feitos de marchetaria de carvalho e mogno, respondem aos tons beges das paredes e às cores mais pronunciadas das colunas de mármore dos Pirenéus ou "Botticino". As portas monumentais (em bronze) que servem as diferentes salas são decoradas com motivos geométricos ou a águia de cinco cabeças (armas presidenciais). O térreo é quase totalmente ocupado pelo grande salão cerimonial, exceto pelo salão de banquetes e o oratório particular do presidente. Elevadores panorâmicos de vidro fosco fornecem acesso aos andares superiores.

O primeiro andar abriga o escritório do presidente, mas também a sala do conselho, adornada com madeira de nogueira. Em ambos os lados destes dois quartos é também a sala credencial, onde os embaixadores são recebidos, mas também convidados ilustres e chefes de estado estrangeiros. Sua mobília é particularmente elegante, incluindo um baú de mogno e bronze esculpido em estilo Luís XVI, poltronas de madeira e veludo preciosos e uma mesa de mogno de Honduras. Todos estes quartos abrigam tapetes tradicionais das cinco províncias do país (Ahal, Labap, Daşoguz, Balkan e Mary).

O segundo andar é composto pelos apartamentos pessoais do presidente e pelas suítes reservadas para hóspedes ilustres. Um ginásio e piscina também estão disponíveis.

Duas alas laterais são adicionados à estrutura principal. Elas hospedam os escritórios de vários ministros e serviços administrativos.

Numismática[editar | editar código-fonte]

O Palácio aparece nas cédulas da moeda turquemena, o manate.

Referências

  1. Turkménistan, terre d'histoire et de progrès, éditions Somogy / éditions d'Art, pp.100-180
  2. «В Туркменистане отмечают День возрождения, единства и поэзии». 18 de maio de 2011 
  3. «Turkmen leader inaugurates new golden-domed palace». Fox News. 18 de maio de 2011 
  4. The capital of independent neutral Turkmenistan
  5. «Turkmenistan : where is turkmenbashi's money ?». Consultado em 29 de agosto de 2018. Arquivado do original em 4 de setembro de 2008