Palazzo Campana (Colle di Val d’Elsa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o palácio com o mesmo nome em Turim, veja Palazzo Campana (Turim).
Fachada do Palazzo Campana.

O Palazzo Campana é um palácio italiano situado em Colle di Val d'Elsa, Província de Siena, sendo um dos ângulos mais sugestivos daquela cidade.

História e Arquitectura[editar | editar código-fonte]

Palazzo Campana: vista nocturna por cima da Ponte del Campana.

O Palazo Campana, perfilado sobre a ponte homónima (a actual substituiu a antiga ponte levadiça que desmoronou no início do século XVI, é um belo exemplo da arquitectura maneirista do cinquecento toscano. Foi construido segundo um projecto de Giuliano di Baccio d’Agnolo, como relatado por Vasari, em 1536, e está parcialmente incompleto.

A fachada tem dois pisos, com um grandioso arco renascentista flanqueado por quatro janelões. A fachada é parte em arenito e parte em estuque, elementos que sobressaem com as cores do pôr-do-sol. A base do palácio é constituida por uma escarpa e um bastião que enfatizam o próprio edifício.

O arco do Palazzo Campana acede à Via del Castello, a estrada principal do centro histórico de Colle di Val d'Elsa, flanqueada por numerosos edifícios patrícios que representavam o poder civil: o Palazzo del Capitano (século XVI - depois Palazzo Luci), o Palazzo Buonaccorsi (século XV), o Palazzo Giusti (séculos XV-XVI), e a Casa-torre di Arnolfo di Cambio, onde nasceu o célebre arquitecto colligiano Arnolfo di Cambio (século XIII).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Naldi, Alessandro. Mille e una Toscana: paesaggi, città, borghi, castelli, ville, abbazie dagli Appennini, alle colline, al mare Certaldo, 2001.
  • Nencini Pietro e Mugnaini Dina. Colle di Val d'Elsa: diocesi e città tra '500 e '600. Sociedade Histórica da Valdelsa. Siena, 1994.
  • Portoghesi Paolo. Dizionario enciclopedico di architettura e urbanistica. Roma, 1968.