Palazzo Mazzetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palazzo Mazzetti
Palazzo Mazzetti
Tipo palácio, museu de arte, Q124830284
Visitantes 6 263, 15 827
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 44° 53' 57.79" N 8° 12' 1.79" E
Mapa
Localização Asti - Itália
Patrimônio Herança nacional italiana

O Palazzo Mazzetti é um palácio barroco de Asti, na Itália, situado na Contrada Maestra (o actual Corso Alfieri). Actualmente, alberga a sede da pinacoteca cívica de Asti.

História[editar | editar código-fonte]

A família Mazzetti[editar | editar código-fonte]

A família Mazzetti era uma família nobre proveniente de Chieri e que se estabeleceu em Asti no século XV, quando Nicoletto e Domenico Mazzetti adquiriram algumas propriedades à família Turco. Exerciam as actividades de mercadores e emprestadores de dinheiro. Os Mazzetti de Frinco tinham o privilégio de cunhar moeda, situação que se manteve até 1614, com a revogação do Duque Carlos Emanuel I de Saboia devido às contínuas fraudes e falsificações.

A construção[editar | editar código-fonte]

Segundo Gabiani, o palacio foi construido sobre as fundações duma sólida casa-forte pertencente à família Turco. Em 1442, aparece um acto de compra dos bens e fundos da família Turco por parte dos Mazzetti de Frinco. É com base neste documento que Gabiani põe a hipótese da venda do palácio, ainda que no acto não seja feita qualquer menção a este.

Segundo as últimas suposições, é provavel que, antes da construção, existissem no local pequenas habitações, por sua vez adquiridas pelos Mazzetti, e que no século XVII tenha começado a fusão dos imóveis com a construção do palácio. Em 1730, foi executada a galeria do primeiro andar, tendo as obras prosseguido, em 1751, com a realização da fachada, da escadaria e dos ambientes a leste da galeria.

O Museu e a Pinacoteca[editar | editar código-fonte]

O palácio foi adquirido pela Cassa di Risparmio di Asti em 1937. Três anos depois, aquela instituição bancária cedeu o imóvel à Comuna de Asti, para que esta ali instalasse o Museu e a Pinacoteca Cívica. No interior existem algumas secções:

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

em italiano

  • Gabiani Nicola, Le torri le case-forti ed i palazzi nobili medievali in Asti, A.Forni ed. 1978
  • Bera G., Asti edifici e palazzi nel medioevo, Gribaudo Editore Se Di Co Lorenzo Fornaca, Asti, 2004
  • S.G. Incisa, Asti nelle sue chiese ed iscrizioni, C.R.A. 1974