Palmiry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palmiry
  Aldeia  
Cemitério em Palmiry
Cemitério em Palmiry
Cemitério em Palmiry
Localização
País  Polónia
Voivodia Mazóvia
Condado Nowy Dwór Mazowiecki
Características geográficas
População total (2000) 220 hab.
Túmulo de Janusz Kusociński

Palmiry [palˈmirɨ] é uma aldeia no distrito administativo da comuna de Czosnów, dentro do condado de Nowy Dwór Mazowiecki, Mazóvia (Voivodia), no centro-leste da Polônia. Ela fica localizado à borda da Floresta de Kampinos, aproxidamente 4 quilômetros ao sudeste de Czosnów, 11 km ao sudeste de Nowy Dwór Mazowiecki, e 23 km noroeste de Varsóvia. Em 2000, a aldeia tinha uma população aproximada de 220 pessoas.

Execução em massa durante a ocupação alemã na Polônia[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1943, a aldeia e os entornos da floresta estavam um dos locais da Alemanha Nazista para execução em massa de Judeus, intelligentsia, políticos e atletas, morreram durante a AB-Aktion alemã na Polônia. A maioria das vítimas eram primeiramente presas e torturadas na prisão de Pawiak em Varsóvia, então depois era transferida para o campo de execução. Ao todo, cerca de 1 mil e 700 poloneses foram assassinados lá em execuções secretas entre 7 de Dezembro de 1939 e 17 de Julho de 1941.

Em 1946, os corpos foram exumados e reenterrados no novo cemitério, situado aproximadamente 5 quilômetros da vila. O local de reenterramento tem sido um mausoléu nacional polonês desde 1948.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Palmiry