Parque Ecológico de São Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, que pertence à cidade de São Carlos, São Paulo, situa-se ao lado da Universidade Federal de São Carlos.

A partir de 1988, o parque desenvolveu uma metodologia de trabalho que visa expor, em seus quase 100 recintos, 90% de animais silvestres brasileiros, sendo que 65% dessas espécies estão ameaçadas de extinção.

O parque conta com uma extensão de 72 hectares sobre uma vasta vegetação de cerrado e possui um acervo de 445 animais distribuídos em 138 espécies, exibindo, assim, um dos maiores conjuntos de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil[1].

Entrada do Parque Ecológico.

Animais[editar | editar código-fonte]

O parque é especializado na preservação e manejo da fauna silvestre da América do Sul, dando mais ênfase às espécies ameaçadas de extinção. Todo tipo de fauna requer uma atenção especial e é considerada importante, indubitavelmente, mas a fauna brasileira e sul-americana deve ter um olhar um pouco mais aprofundado, pois vivemos nesse continente e é com boa parte desses animais que interagimos.

Centro de educação ambiental[editar | editar código-fonte]

O Centro de Educação Ambiental consiste em um espaço que foi criado dentro do parque, em junho de 1996, com o intuito de realizar congressos, eventos, cursos e palestras não só para estudantes universitários, mas também para pessoas interessadas no assunto e ligadas à preservação da fauna, da flora e de espécies animais do Brasil e da América do Sul.

O Centro de Educação Ambiental realiza inúmeros cursos, como o curso de férias para as crianças de 10 a 12 anos, oferecendo oportunidade para que conheçam o parque de uma forma diferenciada e para que acampem no local[2].

Berçário[editar | editar código-fonte]

Ambiente específico para receber e tratar filhotes e recém-nascidos vindos de fora ou nascidos no próprio parque.

Parque infantil[editar | editar código-fonte]

Dentro do parque ecológico, há um playground para as crianças brincarem. Os visitantes podem fazer um piquenique no gramado ou nas mesas disponíveis nas circunjacências do parquinho infantil, onde há também tanques com torneiras, banheiros, uma lanchonete e uma "Ecoloja", em que algumas lembranças podem ser compradas[1].

Referências

  1. a b Turista, Pra (22 de novembro de 2016). «Zoológico de São Carlos-SP - Parque Ecológico | PraTurista». Pra Turista. Consultado em 4 de julho de 2019 
  2. «Parque ecológico». Prefeitura Municipal de São Carlos. 6 de setembro de 2006. Consultado em 4 de julho de 2019