Patinação individual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Patinação individual
Kim Yu-Na durante os Jogos Olímpicos de 2010 em Vancouver.
Olímpico desde 1908
Desporto Patinação artística
Praticado por Ambos os sexos
Campeão olímpico
Homens E. Lysacek
 Estados Unidos
Mulheres Kim Y.
 Coreia do Sul
Campeão mundial
Homens P. Chan
 Canadá
Mulheres C. Kostner
 Itália

A patinação individual é uma disciplina da patinação artística, onde uma única pessoa compete. O individual masculino e o individual feminino são as disciplinas individuais disputadas nos Jogos Olímpicos, e são reguladas pela União Internacional de Patinação (International Skating Union).

Competições[editar | editar código-fonte]

A competição da patinação individual consiste na disputa do programa curto e do patinação livre (também conhecido por programa longo), e normalmente disputado ao longo de dois dias. Em competições como os campeonatos mundial e europeu, o programa curto serve de eliminatória para a patinação livre. Normalmente os patinadores são separados em grupos de aquecimento e geralmente há um sorteio para decidir a ordem dos patinadores. Na patinação livre, a ordem dos grupos para o aquecimento e disputa são definidos pelos resultados do programa curto.

Julgamento[editar | editar código-fonte]

A pontuação é definido pelo Sistema de portução da ISU. Para a patinação individual, é somado as notas do programa curto e da patinação livre, para se obter a nota final, sendo o patinador com a maior pontuação o vencedor.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.