Pedro Joaquín Hernández Cantarero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Joaquín Hernández Cantarero
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Funções
Bispo-titular
Thabraca (d)
depois do
Vigário apostólico
Apostolic Vicariate of Darién (en)
depois do
Biografia
Nascimento
Cidadania
Atividades
padre católico
bispo católico
Outras informações
Religão
Ordem religiosa
Consagramentos

brazão

Pedro Joaquin Hernández Cantarero CMF (Jinotepe, 29 de junho de 1954) é Vigário Apostólico de Darién.[1][2]

Hernández Cantarero estudou na Costa Rica, Colômbia (Medellin) e Espanha (Salamanca), onde obteve a licenciatura em teologia da vida consagrada. Em 15 de novembro de 1986 foi ordenado sacerdote da Ordem Claretiana. Foi então, entre outras coisas, instrutor dos aspirantes de sua ordem (1987-1988) e responsável pela educação filosófica dos claretianos na Guatemala (1988-1989). De 1989 a 1991 estudou na Pontifícia Universidade de Salamanca. Desde 1996 dirigiu o centro de formação claretiana para seminaristas em Kinshasa (República Democrática do Congo), onde também lecionou como professor de espiritualidade e estudos bíblicos.

Em 12 de fevereiro de 2005, o Papa João Paulo II o nomeou Vigário Apostólico de Darién[3] e Bispo Titular de Thabraca. O núncio apostólico no Panamá, Dom Giacomo Guido Ottonello, o consagrou bispo em 19 de março do mesmo ano; Os co-consagradores foram José Dimas Cedeño Delgado, Arcebispo do Panamá, e Carlos María Ariz Bolea CMF, Bispo de Colón-Kuna Yala.

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «Monseñor Pedro Hernández Cantarero» (em espanhol). iglesia.org.pa. Consultado em 5 de março de 2020 
  3. «NOMINA DEL VICARIO APOSTOLICO DI DARIÉN (PANAMÁ)» (em italiano). vatican.va. 12 de fevereiro de 2005. Consultado em 5 de março de 2020 
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pedro Joaquín Hernández Cantarero
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.