Perimirim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Perimirim é uma vila de pescadores localizada no município de Augusto Corrêa, Pará, há 9 km da sede do município. Famosa por sua praia de estuário, onde o rio Urumajó deságua no oceano.

História

A vila formou-se após a evasão dos moradores da ilha de Croa-Comprida, próxima a localidade, que encontra-se em processo de subsidência com o avanço do mar. As famílias reunidas na comunidade formaram a vila que logo recebeu o nome de Perimirim, por conta da presença massiva de mirinzais.


Religião e Cultura Popular

Os moradores da comunidade são adeptos do catolicismo e do protestantismo pentecostal. E tem como grande centro de devoção, entre os católicos, o culto a São Pedro, padroeiro dos pescadores, sob cuja honra celebram uma festividade afamada na região. Além da Festa de São Pedro, o outro entretenimento da comunidade é a Regata dos Pescadores. "um evento de caráter esportivo e cultural, que acontece na vila dos pescadores a mais de uma década (...) A regata é realizada com canoas a velas e contam com os bons ventos que sopram em direção aos velejadores artesanais.[1]

Referências