Phan Thiet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rio Cà Ty à Phan Thiết a noite

Phan Thiết é uma cidade situada na província de Bình Thuận no Vietnã, a 200 km de Saigon (actual Cidade de Ho Chi Minh). Ela se estende ao sul da baia de Cam Ranh na costa meridional do centro do Vietnã, uma costa de imensas praias.

História[editar | editar código-fonte]

Binh Thuan foi parte do Reino do Champâ. Em 1692, o senhor Nguyễn Phúc Chu conquistou a região e a nomeou-a Binh Thuan Dinh.

Binh Thuan possède certa importância na história do Viet Nam, pois é nela que em 1306 o rei Tran Nhan Tong aceitou o casamento da princesa Huyen Chan com o rei Jaya Sinhavarman III do Reino do Champâ.

Durante a descolonização contra a França, é de lá que partiram os resistentes Phan Châu Trinh e Tran Quy Cap.

Segundo uma legenda local, é na região de Phan Thiet que Han Mac Tu, o poéta desfigurado, passou seu tempo tristemente enquanto ele esperava Mong Cam, a mulher de seus sonhos.

Monumentos e lugares[editar | editar código-fonte]

  • Buda deitado de Taku, 45 metros de comprimento, ao peito ornado de uma swastika, simbolizando a realização dos dez mil méritos que prometem o nirvana.

Economia[editar | editar código-fonte]

  • Pesca para a fabricação de um renomado nuoc-mâm.
  • Cultura de Pitaya (fruto do dragão), localmente chamado Thanh long.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Vietnã / Vietname é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.