Pistola de ar 10 metros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pistola de ar 10 metros
Alvo das provas de Pistola de ar 10 metros
Olímpico desde 1988
Desporto Tiro desportivo
Praticado por Ambos os sexos
Campeão olímpico
Homens Pang W.
 China
Mulheres Guo W.
 China
Campeão mundial
Homens Pang W.
 China
Mulheres N. Paderina
 Rússia

Pistola de ar 10 metros é uma prova olímpica de tiro desportivo, disputada por ambos os sexos. A arma utilizada é uma pistola de ar comprimido de calibre 4,5 mm. O gatilho pesa quinhentos gramas e exige uma boa dosagem de força. A munição utilizada são balins de chumbo com pontas planas para melhor definir o corte no alvo.

A prova consiste no disparo de um número variável de tiros sobre um alvo colocado a 10 metros. O alvo mede 17x17 centímentros e está dividido em áreas de pontuação concêntricas, com pontuação decrescente para a margem. O campo mais valioso em termos de pontuação encontra-se no interior, tem 11,5 milímetros de diâmetro e vale 10 pontos. Admite-se o também uso de alvos electrónicos.

A prova masculina dura 1 hora e 45 minutos, durante os quais os atletas disparam sessenta tiros (+10). As senhoras disparam quarenta tiros em 75 minutos.

A pistola de ar 10 metros foi integrada no programa dos Jogos Olímpicos na edição de Seoul 1988, tanto para homens, como para senhoras. Os primeiros campeões foram Tanyu Kiriakov da Bulgária e Jasna Šekarić da antiga Jugoslávia.

O recorde do mundo da modalidade corresponde ao máximo possível de pontos alcançados numa prova: 400 nas senhoras (40 tiros x 10 pontos) e 600 (60x10) nos homens.

Referências

Tiro desportivo: Pistola de ar 10 metros - Carabina de ar 10 metrosPistola livre 50 metros - Tiro rápido 25 metros - Carabina três posições - Carabina deitado - Fossa dupla - SkeetFossa olímpica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]