Pleura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Pleura é uma membrana dupla, semelhante a um saco, que envolve o pulmão. É uma fina capa membranosa formada por dois folhetos:

  • Pleura central da meridional , que recobre internamente a parede costal da cavidade, está intimamente ligada com a caixa torácica, sendo subdividida em quatro partes:
  1. pleura costal, que cobre as faces internas da parede torácica.
  2. pleura mediastinal, que cobre as faces laterais do mediastino.
  3. pleura diafragmática, que cobre a face superior do diafragma.
  4. cúpula pleural, que recobre o ápice pulmonar.
  • Pleura visceral, que recobre os pulmões.

A pleura é, portanto, uma membrana envoltória intra-torácica, em cujo interior há um espaço laminar , também denominado de cavidade pleural.

Fisiologia

Nas situações normais, a cavidade pleural ou espaço pleural é ocupado por uma pequena quantidade de líquido para a lubrificação das pleuras denominado de líquido pleural.
A função do líquido seroso que é segregado pela pleura é a lubrificação e facilitação dos movimentos dos pulmões durante a mecânica da ventilação pulmonar.
As pressões que agem sobre o pulmão nas diversas fases do ciclo necessário à ventilação pulmonar são também transmitidas à cavidade pleural.

Patologias

Esse espaço poderá ser ocupado em situações patológicas (doenças) com a formação de coleções de:

As doenças que acometem as pleuras podem provocar sequelas com aderências pleurais e espessamento pleural (pleuris) com encarceramento pulmonar, como por exemplo, o que ocorre no empiema pleural e na tuberculose pleural.

O exame anatomopatológico através da biópsia pleural ajuda a obter o diagnóstico definitivo.

Tratamento

Apesar de essas coleções sempre constituírem uma condição anormal que dificultam a ventilação pulmonar, a conduta no tratamento poderá ser conservadora nos pequenos pneumotórax espontâneos, nos pacientes sem respiração mecânica e nas pequenas coleções líquidas não sépticas e cujo diagnóstico seja conhecido.
Nas demais situações, impõe-se o tratamento cirúrgico com:

  • toracocentese ou punção pleural
  • drenagem pleural

A toracocentese e a drenagem pleural são, portanto procedimentos cirúrgicos com finalidade diagnóstica e terapêutica nas doenças da cavidade pleural.

Drenagem pleural

Sistema Coletor de Drenagem Pleural ou Mediastinal com Conector Tubular Cônico que possibilita a conexão com drenos torácicos de diversos diâmetros, de acordo com a necessidade médica

O sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal usado na drenagem pleural com cateter (dreno torácico) utiliza o princípio da sifonagem para manter em equilíbrio a pressão intrapleural ou intrapericárdica, que é negativa em relação à atmosférica, evitando a entrada de ar na cavidade pleural ou torácica (pneumotórax aberto).

Indicações

Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal são empregados em cirurgias torácicas ou cardíacas e destinam-se à evacuação de conteúdo líquido e ou gasoso da cavidade torácica (derrames pleurais ou pericárdico, empiema pleural, sangue (hemotórax), pneumotórax, etc.)