Ploceus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPloceus
Ploceus pelzelni

Ploceus pelzelni
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Passeridae
Subfamília: Ploceinae
Género: Ploceus
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ploceus

Ploceus é um género de aves passeriformes da sub-família Ploceinae, onde se classificam 63 espécies africanas e eurasiáticas de verdadeiros tecelões.

Os tecelões Ploceus são aves de pequeno porte, semelhante a um pardal. O grupo apresenta dimorfismo sexual significativo, sendo os machos mais coloridos e distintos. As fêmeas das várias espécies são muito parecidas, com plumagem baça e acastanhada, o que torna a sua identificação quase impossível com base apenas no aspecto exterior.

Estes tecelões são aves muito gregárias, que podem ser encontradas em bandos numerosos. Quase todas as espécies têm hábitos de nidificação gregários, enchendo as árvores com verdadeiras “cidades” de ninhos elaborados, geralmente pendentes a partir de ramos. Algumas espécies constroem apenas um ninho para todo o bando, com cavidades individuais para as fêmeas, que pode medir 2 metros de diâmetro e são reaproveitados de ano para ano. A estrutura do ninho, principalmente o modo de fixação ao ramo de árvore e forma da abertura, é um bom critério para a identificação das espécies de Ploceus.

Os tecelões alimentam-se de sementes.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ninhos de Ploceus cucullatus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund