Polidamante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na mitologia Grega, Polidamante, filho de Panthous[1] foi um comandante e amigo de Heitor durante a Guerra de Troia. Ele nasceu na mesma noite que Heitor e era seu companheiro, enquanto Heitor era mais hábil com a lança, Polidamante era mais hábil com a palavra.[1]

Nas cenas de guerra descritas na Ilíada, Polidamante avisa constantemente Heitor, pedindo-lhe cautela na forma como ele aborda a batalha. Na maior parte das vezes, Heitor não atende aos pedidos de Polidamante. Perto do final da Ilíada, quando Aquiles cessa a sua ira para com Agamémnon e decide juntar as suas forças às dos restantes Aqueus, Polidamante avisa Heitor e os Troianos para que retirem para dentro das muralhas, mas Heitor repreende-o e não segue o seu conselho, enfrentando Aquiles e morrendo.

Homero e Virgílio não dizem nada sobre o seu destino final, mas este terá perecido com a maioria da população de Troia quando os Gregos tomaram a cidade.

Referências

  1. a b Homero, Ilíada, Livro XVIII, 243 - 283