Portal:Anarquia/Okupa Liberdade/Colaboração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Okupa Liberdade


Artigos não referenciados[editar código-fonte]

Impossível não observar que existe uma quantidade considerável de artigos sobre o anarquismo que não possui as referências. Em geral são as correntes relacionadas ao anarquismo, pois no que se trata de biografias, na minha opinião está excelente.

Queria discutir com vocês se os artigos (que vou citar a seguir) devem ser reescritos - como eu fiz em Anarquismo individualista, traduzindo das versões em inglês e espanhol - ou se deríamos buscar as referências que corrobem as afirmações já feitas, porque na minha opinião, mesmos os artigos sem referência nenhuma, possuem um grau de veracidade razoável, embora não de verificabilidade.

Eis alguns dos artigos a que me refiro:

Observem que os artigos correspondendes em outras línguas estão bem estruturados.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Saudações libertárias! Neomedes (discussão) 21h14min de 22 de julho de 2010 (UTC)

Re: Artigos não referenciados[editar código-fonte]

Oi Neomedes, to acompanhando e celebrando o teu esforço na melhoria desses artigos. É bem importante essa iniciativa porque vários desses artigos são bem importantes para se entender o anarquismo como um todo.

A maioria desses artigos que citou está numa fase bem introdutória e precisa de maior aprofundamento. As fontes faltantes talvez possam ser encontradas em outras wikipédias. Até onde vejo questão não é só qualificar garantindo verificabilidade, mas também inter-relacioná-los para garantir que as pessoas saibam. Nisso ajudaria a cronologia dessas idéias (o que veio antes do que, o que tem o que por inspiração), apresentar concordâncias, justaposições e contraposições (diferença entre vertentes de pensamento), trazer para os textos as pessoas, organizações e movimentos que as teorizara, se identificaram com elas e tentaram trazê-las para a esfera das ações, e tratar também das formas de atualização dessas idéias na contemporâneidade.

Sei que isso é muito difícil, e um cuidado necessário passa também por ver com olhos críticos certas informações que estão nas outras wikipédias, principalmente na wikipédia anglófona.

Por exemplo, a afirmação presente em Anarquismo Individualista "muitos anarquistas individualistas não são contra a distribuição desigual da riqueza, aceitando-a como uma conseqüência da livre concorrência." por mais que tenha uma fonte, me parece altamente questionável por ser claramente uma defesa da proposta "anarco-capitalista" que nem de longe é maioria entre os anarco-individualistas do mundo. O individualismo libertário também condena a exploração do indivíduo pelo indivíduo, e essa exploração está implicada na desigual distribuição de riqueza. Por isso é importante buscar fontes não só fiáveis, mas que sejam consagradas nos assuntos sobre os quais versam.

Enfim, acabei me estendendo! Vamos levando.

Abraços libertários,

AltDelCtrl (discussão) 14h33min de 25 de julho de 2010 (UTC)

Alt, boas colocações! É exatamente isso que penso; esses artigos são fundamentais para se entender o anarquismo, filosofia que é tão mal compreendida não só pela maioria da população em geral, mas também pela maioria das pessoas que possuem um grau de instrução mais elevado.
Essas duas semanas(a que passou e a que começou) estou com mais tempo pra me dedicar a esses trabalhos, então vou aproveitar pra adiantá-los um pouco.
Sobre a afirmação citada, não vejo como defesa do anarco-capitalismo apesar de oferecer muita margem para essa interpretação. Talvez essa parte devesse ser reescrita, sim.
Mas vou discorrer um pouco sobre ela...
O mutualismo, diferente do anarco-coletivismo de Bakunin e do anarco-comunismo de Kropotkin, defende a existência de mercado e posse individual. Desse mercado surge, é claro, a concorrência, e na opinião dos mutualistas (que são a maioria dos anarco-individualistas), se a desigualdade de riqueza for resultado da concorrência e da maior eficiência de uns em relação a outros, e não de uma relação entre patrão/empregado, onde há a aplicação da mais-valia, aluguel ou juros, essa desigualdade é considera 'justa'. Por isso a afirmação não é, lato sensu, "anarco"-capitalista.
Eu registrei algumas críticas ao anarco-capitalismo no artigo - que não estão presentes na versão inglesa ou espanhola, o que eu julgo ser uma displicência, já que é um assunto bem polêmico e controverso, ou seja, precisa ter as duas visões explícitas.
[]'s

Neomedes (discussão) 18h17min de 25 de julho de 2010 (UTC)

Ajuda com o Calendário Histórico[editar código-fonte]

Caros, se alguém souber traduzir do inglês, francês ou catalão, precisamos colocar mais alguns dias no Calendário Histórico. Sei que não parece grande coisa agora, mas quando estiver mais completo ele pode ser uma ferramenta poderosa para mantermos e divulgarmos a memória de eventos e notáveis que fizeram a história do Anarquismo. Consegui completar quase um mês e alguns dias. Se alguém se animar...

AltCtrlDel (discussão) 00h37min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Peter Kropotkin, Mikail Bakunin, Max Stirner e Pierre-Joseph Proudhon[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Portal:Anarquia/Okupa Liberdade/2008#Peter Kropotkin, Mikail Bakunin, Max Stirner e Pierre-Joseph Proudhon Caros, depois de traduzir e compilar alguns artigos sobre ilegalistas e anarcossindicalistas, acho que chegou a hora de melhorar os já existentes sobre os grandes teóricos do Anarquismo do século XIX - Peter Kropotkin, Mikail Bakunin, Max Stirner e Pierre-Joseph Proudhon. Alguém tá afim de pegar junto?? Esses caras merecem coisa bem melhor que aqueles artiguinhos chinfrins atuais. Mesmo porque bons artigos sobre esses aqui podem ser uma boa porta de entrada outros conhecerem as idéias dos anarquistas. Que acham? Saudações Libertárias a todos!AltCtrlDel (discussão) 20h01min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Acho uma ótima idéia. Já estou fazendo algumas traduções do italiano para o português de vários conhecidos nossos. Abraços, Junius (discussão) 20h09min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Quais que você tá traduzindo? Não sei italiano mas posso buscar informações em outras línguas - francês, espanhol e inglês. Que me diz?? AltCtrlDel (discussão) 20h38min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)
Ei Junius, achei esse importante artigo sobre a história do Anarquismo na Itália está na Anarcopédia Italiana em [1]. Se tu puder traduzir vai ser um grande feito!! Abraços.AltCtrlDel (discussão) 20h45min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)
Ok, também achei. Faço isso para você amanhã. Abraços, Junius (discussão) 21h18min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)
Por sinal estive lá lendo o verbete e confesso que achei bem interessante o logotipo que eles criaram lá. O que acharam? Junius (discussão) 21h25min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

To dentro pessoal contem comigo acho muito importante esses autores os pilares do pensamento anarquista se esse espaço ficar legal abandono a esplanada de vez depois anarquista é que é baderneiro rsrs.rautopia (discussão) 14h54min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

Caros. Compilei os dois artigos referentes ao Kropotkin e Bakunin e adicionei imagens e referências encaminhando a coisa toda na direção do destaque. Mas ainda falta azular os links e colocar referências em outras passagens, alguém pode me ajudar com isso? Abraços. AltDelCtrl (discussão) 15h27min de 29 de março de 2010 (UTC)

Convite para Tradução e Revisão em grupo[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Portal:Anarquia/Okupa Liberdade/2008#Convite para Tradução e Revisão em grupo

EZLN, Miséria da Filosofia e Qu'est ce que la propriéte?

Lembrando não sou ainda um bom tradutor se puderem me ajudar na revisão eu agradeço e existe mais um artigo que eu traduzo a tempos ezln, artigo muito importante como não sou exatamente anarquista... navego por artigos marxistas e um muito importante são os livros Miséria da Filosofia e Filosofia da miséria livro que atualmente está unido e deve ser ser seperado para seu respectivo autor, os livros tratam de uma briga teórica de Marx e Proudhon, outro livro que dei entrada mais ainda não arrumei foi Qu'est ce que la propriéte? de Proudhon, gostaria muito de editar em grupo pois potencializa muito mais nosso trabalho, quando se edita só demora muiiiito mais saudações libertáriasrautopia (discussão) 15h10min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

Tentarei ajudar em algum desses artigos assim que me desocupar da minha dissertação. Abraços. AltCtrlDel (discussão) 14h44min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

existem leis sobre as Okupas?[editar código-fonte]

Caros amigos, estou a fim de fazer uma Okupa, e gostaria de saber se para tal existem leis k nos permitam Okupar uma casa sem grandes problemas.. para kualker opinião, agradecia k respondessem para o meu e-mail.. pauloohippie@hotmail.com ...o Barco-Ìris(associação cultural alternativa) agradece.. abraço!