Portal:Séries de televisão/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Série ou seriado de televisão é um tipo de programa televisivo com um número tecnicamente indefinido de emissões, chamadas episódios. Difere-se de uma minissérie justamente nesse quesito, pois esta última apresenta um número previamente determinado de episódios.

Uma série de televisão pode ser ficcional ou baseada em fatos reais e, diferente do formato adotado pelas telenovelas brasileiras, uma série pode durar muitos anos - com casos como o de E.R., Law & Order e CSI: Crime Scene Investigation, que já duram há mais de 10 anos - e não é obrigatório que seja exibida continuadamente, com muitas séries tendo "intervalos" entre um capítulo e outro podendo chegar a meses, dependendo de vários motivos, como baixa audiência, ou até mesmo indisponibilidade dos atores durante as gravações.

Embora as séries dos Estados Unidos estejam entre as mais populares, a produção deste tipo não se restringe à apenas este país, com séries sendo produzidas em vários países do mundo, desde Portugal até ao no Japão, passando pelo Brasil, pela Suíça e pela Austrália.