Portal:Teatro/Peça/6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Peça de teatro


As Desgraças de uma Criança em 2011.
As Desgraças de uma Criança em 2011.
As Desgraças de uma Criança (ou O Soldado e o Sacristão) é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo Martins Pena em 1846. É uma das comédias de costumes mais encenadas por grupos de estudantes ou iniciantes de teatro.

A peça se passa no Rio de Janeiro do século XIX e descreve as peripécias amorosas de dois conquistadores às voltas com duas garotas, que em uma noite festiva, criam grandes confusões para encobrir o romance proibido.

Na história uma babá convence seu namorado a tomar conta do bebê de quem é ama enquanto se diverte. Mas o retorno inesperado do avô e os namoricos secretos de uma viúva com o sacristão aumentam os apuros e confusões pelas quais passa a criança nas mãos destes personagens.

O autor critica, com ironia, leveza e humor, as relações sociais daquela época, que ainda podem ser observadas nos dias atuais. O texto, uma autêntica comédia de costumes – triângulo amoroso, amores proibidos, casamento por interesse e crítica aos maus costumes (como às facilidades usufruídas pelo funcionário público).