Pregadura (xadrez)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
abcdefgh
8
b8 preto torre
c8 preto rei
e6 preto cavalo
f5 branco bispo
b4 branco cavalo
b1 branco rainha
d1 branco rei
8
77
66
55
44
33
22
11
abcdefgh

Pregadura ou cravadura (também conhecida coloquialmente como prego ou cravada), no enxadrismo, é uma expressão que indica uma dada posição no tabuleiro na qual uma peça não pode ser movida, uma vez que expõe outra de maior valor à captura ou o Rei ao xeque descoberto.

Características[editar | editar código-fonte]

As peças cravadas ou pregadas bloqueiam o xeque ou que outra peça de maior valor seja atacada. Por exemplo, no diagrama à direita o bispo em f5 prega o cavalo em e6. Caso o cavalo se mova, colocará o Rei em xeque, o que é proibido pelas regras do xadrez. No mesmo diagrama, o cavalo em b4 também está pregado, uma vez que bloqueia o ataque da torre em b8 na dama em b1. Neste caso o cavalo pode ser movido, pois não ameaça o Rei branco, mas a jogada não é considerada inteligente uma vez que provavelmente causará a perda de uma peça valiosa, no caso a dama.

Os peões não são capazes de pregar peça alguma devido ao seu ataque de curtíssima distância, assim como os cavalos que têm o movimento característico que o permite pular as peças a uma curta distância.

O rei obviamente nunca poderá ser pregado e tampouco pregar devido ao seu valor inestimável.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • D’AGOSTINI, Orfeu. Xadrez Básico. São Paulo: Ediouro, 1954.
  • FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z: dicionário ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2005. 240 pp.
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.