Prenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prenda dançando uma dança típica gaúcha

No âmbito do movimento tradicionalista gaúcho, prenda é a mulher gaúcha que faz par com o peão. Possui indumentária típica da prenda consiste em um vestido (ou saia e blusa), com ou sem casaquinho, cuja barra alcança o peito do . O modelo da saia varia de acordo com a idade e estrutura física da prenda. As mangas da blusa podem ser longas, três-quartos ou até o cotovelo, e podem ser lisas ou levemente franzidas, mas não bufantes. Geralmente a prenda não usa decote, mas, um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio, é admitido. Os sapatos são geralmente pretos, brancos ou beges, com uma tira sobre o peito do pé abotoada do lado de fora, podendo ter salto cinco ou meio-salto.

Os cabelos devem estar semipresos, presos ou em tranças, enfeitados com flores discretas, que podem ser naturais ou artificiais. As mulheres mais jovens podem usar travessas simples ou com flores discretas e passadores nos cabelos. Em respeito à idade ou gosto pessoal, o uso de adereço no cabelo é opcional.

A maquiagem deve ser discreta e de acordo com a idade e a ocasião social e jamais se deve usar brincos de plástico coloridos, relógio, pulseiras, luvas ou colares.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]