Priceline.com

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Priceline.com é uma empresa e website comercial de viagens estadunidense[1] , com o propósito de ajudar seus usuários a obter taxas promocionais para compras de viagens, tais como passagens aéreas e estadias em hotéis. A empresa, em si, não é uma fornecedora destes serviços, mas sim uma facilitadora da localização destes serviços a partir dos fornecedores até seus clientes. Seu quartel-general fica em Norwalk, Connecticut, nos Estados Unidos.

Priceline foi fundada por Jay S. Walker, que deixou a companhia em 2000. A empresa Cheung Kong Holdings, de Hong Kong, comprou, mais tarde, uma parte significativa das ações da Priceline.

Chris Soder foi nomeado CEO da priceline.com em junho de 2011.[2]

Críticas[editar | editar código-fonte]

Taxa de resort "oculta"[editar | editar código-fonte]

A Priceline não inclui os valores das taxas de resort nas suas ofertas. Ou seja, é possível conseguir uma oferta para um resort, e, em seguida, ser forçado a pagar, obrigatoriamente, estas taxas do resort (algo em torno de 25 dólares por noite em hotéis/resort de Las Vegas, por exemplo,). A Priceline mantém esta prática apesar da empresa já ter recebido uma advertência em 2012 feita pela Federal Trade Commission - FTC (em português, "Comissão Federal de Comércio"). Esta comissão mantém a seguinte posição sobre como hotéis e terceiras partes devem fazer a divulgação de tais taxas: "apenas dizer que outras taxas 'podem ser aplicadas' não é o suficiente".

Marketing comercial na Wikipedia[editar | editar código-fonte]

A Priceline é uma das empresas que utiliza os serviços da Wiki-PR, uma firma de relações públicas especializada em editar a Wikipedia, e que tem sido acusada de subverter o conteúdo da Wikipedia em nome de interesses comerciais. Leslie Cafferty, vice-presidente de comunicação corporativa e relações públicas da Priceline, explicou: "Usamos-os para nos ajudar a alcançar uma presença de todas nossas marcas, pois não disponho de recursos internamente para gerir isto de outra forma".[3]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.