Programa Nacional de Livros Didáticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD é um programa do governo federal brasileiro, tem por objetivo oferecer a alunos e professores de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, de forma universal e gratuita, livros didáticos e dicionários de língua portuguesa de qualidade para apoio ao processo ensino-aprendizagem desenvolvido em sala de aula.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1929[1] . Até 1995 a entrega era limitada a poucas séries e não tinha regularidade. Durante o governo Collor, parte do programa chegou a ser suspensa. Hoje, atende todos os 35 milhões de estudantes de escolas públicas, do 1o ano do ensino fundamental ao último do nível médio[2] . Todos os estados são atendidos, com exceção de São Paulo, que executa seu programa de forma autônoma[3] .

Desde do ano de 1996, a Secretaria de Educação Básica tem a responsabilidade de coordenar e avaliar o conteúdo das obras inscritas no PNLD, em parceria com universidades públicas.

O programa em números[editar | editar código-fonte]

Em 2009 o programa entregou – através dos Correios – 103 milhões de livros a 140.000 escolas em todo o Brasil. Este é, atualmente, o maior programa de distribuição no Brasil, superando a distribuição de vacinas contra a rubéola (84 milhões de doses na última campanha). E a entrega é feita com qualidade: 99% dos livros são entregues antes do início do ano letivo, sendo menos de 1% entregues em endereço errado ou com conteúdo trocado[2] .

No mundo, somente a China tem um programa de distribuição de livros didáticos maior que o do Brasil, mas há uma diferença fundamental entre os planos dos dois países: no Brasil os livros enviados são escolhidos pelos professores [4] .

Referências

  1. PNLD - Apresentação. Página visitada em 30 de março de 2009.
  2. a b Pereira, Camila. Revista Veja - Edição 2104 - 103 milhões de livros didáticos. 18 de março de 2009. Página visitada em 30 de março de 2009.
  3. Informações gerais do PNLD. 28 de dezembro de 2008. Página visitada em 30 de março de 2009.
  4. Distribuição de Livros MEC - Educar para Crescer. 26 de março de 2009. Página visitada em 20 de março de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.