Pronação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Foto: Cotovelo flexionado, antebraço na posição pronada.

Pronação é a terminologia utilizada para descrever um movimento que pode ocorrer tanto no antebraço como no .

Antebraço[editar | editar código-fonte]

No antebraço o movimento de pronação é o movimento que ocorre no plano transverso, entre o rádio e a ulna. O movimento de pronação tem como resultado pôr o dorso da mão para 'cima' (anterior) e o polegar apontado medialmente. Na posição anatômica o antebraço encontra-se em sua posição oposta,denominada supinado, onde o polegar encontra-se voltado lateralmente e a palma da mão anteriormente.

[editar | editar código-fonte]

No a pronação é um pouco mais complexa, pois apresenta um eixo de movimento inclinado. A pronação do pé acontece principalmente na articulação subtalar e tem como resultado a eversão do calcâneo associada a uma rotação interna do tálus. O movimento de pronação da articulação subtalar (pronação do pé) durante a marcha fisiológica, contribui para absorver o impacto que ocorre após o contato de calcanhar. O movimento de supinação do pé tem a direção oposta e durante a marcha é importante para "travar" os ossos da articulação do e promover uma alavanca rígida para a impulsão.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Pronação excessiva Vídeo aula explicando sobre as consequências da pronação excessiva da articulação subtalar (pé)