Prosumer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prosumer é um termo originado do inglês que provém da junção de producer (produtor) + consumer (consumidor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor).

Este neologismo possui dois significados distintos, porém complementares.

Utilização no marketing[editar | editar código-fonte]

Alvin Toffler, o visionário e escritor da obra A terceira onda criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-moderna.

O consumidor atual é exigente e acaba forçando a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar quebrando, portanto, o paradigma de que a indústria é que detém o poder da cadeia de suprimentos.

Este poder conquistado pelo público consumidor advém da alta competitividade dos mercados, sejam eles globais ou locais, e que a todo instante direcionam suas estratégias a fim de satisfazer o cliente e torná-lo cada vez mais lucrativo ao longo do tempo.

O autor pega carona num conceito anterior e amplamente difundido: A [customização] de produtos e serviços.

Utilização na área de tecnologia[editar | editar código-fonte]

Neste caso, o termo é utilizado para qualificar produtos que apesar de serem vendidos para o consumidor final, são destinados a usuários avançados. Trata-se, portanto, de um segmento de clientes com foco em produtos de tecnologia de ponta cujos recursos são mais extensos que os disponibilizados ao restante do mercado de massa.

Notas e referências

  • Lui, K.M. and Chan, K.C.C. (2008) Software Development Rhythms: Harmonizing Agile Practices for Synergy, John Wiley and Sons, ISBN 978-0-470-07386-5