Prumada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prumada consiste no conjunto de elementos de um edifício com alinhamento vertical comum, sejam eles elevadores, escadas, instalações hidráulicas ou elétricas1 . Neste último exemplo, refere-se ao canal embutido em vigas, colunas ou lajes, para passagem de fiações e/ou tubulação (o qual deve ser feito antes da concretagem, preferencialmente).

Também denomina-se "prumada" a operação de posicionar os elementos de uma construção numa direção vertical a partir da posição vertical medida através da linha do prumo, geralmente realizada em paredes2 .

Hidráulica[editar | editar código-fonte]

Na hidráulica, as prumadas são tubulações que abastecem ramais e sub-ramais – (distribuição para apartamentos e suas ramificações ou para pontos de consumo das residências) – compreendidos entre a laje de cobertura e o térreo3 .

Na forma de tubulações independentes, servem para4 :

  • Alimentação de água fria ou água quente (que trazem a água do reservatório superior);
  • Coleta de esgoto (por onde escoam as águas servidas para a saída do edifício);
  • Coletas de águas pluviais (constituídas por tubulações principais que trazem a água de chuvas coletadas - em coberturas, ralos das sacadas e etc - para as saídas do edifício).
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências