Puerto Rico (jogo de tabuleiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)

Puerto Rico é considerado um ótimo jogo de tabuleiro. Sua mecânica elegante e praticamente nenhuma influência da sorte fazem deste jogo um "Brain Burner".

Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, que representa a ilha de Puerto Rico durante sua colonização. O objetivo é ganhar mais influência (pontos de vitória) com a metrópole, enviando para lá o maior número de mercadorias e/ou construindo mais "facilities" na ilha, tais como cais, depósito e case de comércio.

O jogador a cada rodada escolhe um papel, ou um "personagem" que permitirá a ele e aos demais jogadores, executar uma ação, sendo que o jogador que escolheu aquele papel, tem uma pequena vantagem sobre os demais. Assim, o jogador que escolhe o Capitão, por exemplo, manda suas mercadorias para a metrópole. Os demais também, cada um na sua vez. Mas o jogador que escolheu o papel de Capitão ganha um ponto de vitória extra.

E assim o jogo prossegue, até que acabem os colonos, ou acabem os pontos de vitória, ou não haja mais espaço para construções em qualquer tabuleiro individual. Vence quem tiver mais pontos de vitória, somando-se os pontos por construções.