Quarteto de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quarteto de Alexandria
Quarteto de Alexandria
Livros
Justine · Balthazar · Mountolive · Clea
Autor Lawrence Durrell
Título original The Alexandria Quartet
Idioma original Inglês
Publicado entre 1957-1960
Editora Faber and Faber

O Quarteto de Alexandria é uma tetralogia de romances do escritor Lawrence Durrell, publicados entre 1957 e 1960. Os primeiros três livros apresentam três perspectivas da mesma sequência de acontecimentos e personagens em Alexandria, antes e durante a II Guerra Mundial. O quarto livro passa-se seis anos mais tarde, em Corfu.

Como Durrell explicou no prefácio a Balthazar, os quatro romances são uma exploração da relatividade e das noção de continuo e da relação sujeito-objecto, tendo o amor moderno como tema. Como foi dito, os três primeiros livros apresentam a mesma sequência de acontecimentos sob diferentes pontos de vista, mostrando as perspectivas individuais acerca dos mesmos eventos. O quarto livro mostra a mudança ao longo do tempo.

Os quatro livros são:

Numa entrevista de 1959 à Paris Review[1] , Durrel descreveu as ideias por detrás do Quarteto em termos de convergência das metafísicas ocidentais e orientais, baseada na rupturas realizadas por Einstein na visão tradicional sobre o universo material e por Freud na ideia de personalidades estáveis, abrindo caminho a um novo conceito da realidade.

O Quarteto serviu de base para o filme Justine, realizado por George Cukor em 1969.

Referências

  1. Andrewski, Gene; Mitchell, Julian (23 de abril de 1959). Lawrence Durrell, The Art of Fiction No. 23 Paris Review. Visitado em 29 de setembro de 2012.