Justine (Durrell)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Justine
Justine
Justine (PT)
Autor (es) Lawrence Durrel
Idioma inglês
Série Quarteto de Alexandria
Editora Faber and Faber
Páginas 253
ISBN ISBN 0-571-05679-2
Edição portuguesa
Tradução Daniel Gonçalves
Editora Editora Ulisseia
Cronologia
Último
Último
Balthazar
Próximo
Próximo

Justine é um romance de Lawrence Durrell publicado em 1957.

A obra é o primeiro volume da saga Quarteto de Alexandria. Justine é uma das quatro interlocutores do romance, que conta vários aspectos de uma complexa história de paixão e decepção por vários pontos de vista. O quarteto é formado em uma cidade egípcia, Alexandria nas décadas de 30 e 40. A cidade se torna também um complexo personagem, como os próprios protagonistas humanos.

Justine é narrado por um inglês, que não tem nome, no romance, mas tem seu nome revelado depois. Ele é um escritor e professor. Vivendo sozinho em uma ilha, ele reconta eventos passados e casos amorosos, inclusive seu romance com Justine - uma mulher linda, rica, misteriosa e judia, que é casada com Nessim. Quase todos os personagens são eroticamente obcecados com Justine. Justine usa essa obsessão para saciar seus próprios demônios, muitas vezes destruindo emocionalmente os envolvidos.

O romance foi adaptado para o cinema em 1969.