Casa da Prelada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quinta da Prelada)
Casa da Prelada
Apresentação
Tipo
Parte de
Quinta da Prelada (d)
Estilo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
O portal principal da Casa da Prelada

A Casa da Prelada, ou Casa da Quinta da Prelada, é um palacete de antiga quinta, no norte da cidade do Porto, em Portugal.[1]

O edifício principal foi construído a partir de 1754, segundo planos do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, sob encomenda da família Noronha e Menezes. A obra, no entanto, permaneceu inacabada. É composto de três edifícios interligados, de diferentes alturas, com varandas e janelas de granito trabalhado.

O portal principal da quinta, ricamente decorado com o brasão de armas da família, e duas sereias, data do final do século XVII.

Em 1904, tornou-se propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A VCI cortou a propriedade. O terreno da quinta é ocupado em grande parte pelo Hospital da Prelada. Em 1961, abria o Parque de Campismo da Quinta da Prelada. Esteve 45 anos em funcionamento, sendo o único parque de campismo da cidade até ao final de 2006. Face ao decréscimo na procura e após exigências de obras de monta no parque, a Misericórdia do Porto decidiu fechá-lo.[2].

Todo o conjunto foi declarado como Imóvel de Interesse Público, primeiro, em 1938, o Lago, fontes e escadaria que resta da Quinta da Prelada, e depois, em 1977, a Casa da Prelada com o conjunto que a envolve, designadamente a mata e o jardim.[1]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Casa da Quinta da Prelada (IPA.00005446). Monumentos.o pt, o site do património português autoridade Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) (português, página visitada em 23. De abril de 2016).

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa da Prelada

Links[editar | editar código-fonte]