RT-15

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O RT-15 foi um míssil balístico de teatro móvel implantado pela União Soviética durante a Guerra Fria. Foi atribuído o nome de relatório da OTAN de SS-14 Scamp (alternadamente o SS-14 Scapegoat ) e índice GRAU 8K96 .

Histórico[editar | editar código-fonte]

O RT-15 foi uma tentativa soviética inicial de desenvolver um míssil balístico de teatro móvel rodoviário. Projetado para ser capaz de ser lançado a partir de locais marítimos e terrestres e tinha um alcance máximo de 2000–2500  km. O "tempo de reação" do míssil na condição de prontidão normal após sua chegada ao local de lançamento teria sido de 20 a 30 minutos e o "tempo de espera" na prontidão máxima (com um tempo de dois a dez minutos antes do lançamento do míssil) seria de cerca de um dia.

O RT-15 foi desenvolvido pelo escritório de projetos SP Korolev (OKB-1) com base no segundo e terceiro estágios do ICBM RT-2. O míssil era transportado em um chassi de tanque pesado T-10 em um contêiner selado com uma notável semelhança com o também míssil balístico Atlas D dos EUA. Após a ereção do míssil, o contêiner se dividia longitudinalmente e era retirado.

O míssil foi desenvolvido no início dos anos 1960 e foi visto pela primeira vez em um lançador de terra móvel em maio de 1965. Seis mísseis entraram em serviço experimentalmente com o 50º Batalhão Independente de Mísseis na vila de Lesnaya, na Bielorrússia . O sistema foi recusado para o serviço geral, alegando que o suporte eletrônico de lançamento era muito volumoso e frágil. Os mísseis em Lesnaya foram desativados em março de 1970.

Variantes[editar | editar código-fonte]

  • RT-25: derivado modernizado
  • RT-15M: (RSM-25) MRBM e SLBM

Operadores[editar | editar código-fonte]

 URSS

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]