Fissura (engenharia civil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rachadura)
Ir para: navegação, pesquisa

Trincas, fissuras ou rachaduras são empregados, comumente, como sinônimos para identificar problemas nas edificações em geral.

Há, porém, autores que diferenciam esses termos pelo tamanho da abertura. Entretanto, os termos referem-se a estados físicos do componente prejudicado. Assim, podemos ter uma parede afetada por uma trinca, assim como por uma fissura e também por uma rachadura.

Observando a parede afetada, pode-se identificar os diversos componentes da parede. Na parte mais interna temos a alvenaria que é o elemento que dá sustentação à parede, acima desta temos o emboço que procura nivelar a mesma, depois o revestimento que pode ser de placas de cerâmica, pedra, azulejo ou de argamassa e finalmente a pintura.

Fissuras são, geralmente, superficiais e atingem somente a pintura ou o azulejo. Assim, podemos encontrar a pintura toda fissurada por defeito na formulação ou na aderência da tinta ou o azulejo todo fissurado por defeito na fabricação ou aplicação do mesmo. Por afetar apenas componentes superficiais, as fissuras não são, geralmente, críticas para a segurança das pessoas.

Trincas são, geralmente, mais profundas e atingem a estrutura da parede, ou seja a alvenaria. Decorrem de recalques da fundação e esforços aplicados além da resistência da parede. Por afetar a alvenaria, geralmente aparecem nos dois lados da parede. Por afetar a estrutura da parede, pode indicar a queda da parede ou parte dela. Neste caso as pessoas devem ser impedidas de se aproximar do local.

Rachaduras são problemas que afetam diretamente o usuário. São aberturas por onde passam a chuva e o vento que irão incomodar o sossêgo do morador.

As fissuras, em engenharia civil, podem ser classificadas de acordo com o tamanho: microfissuras ou macrofissuras. As causas variam, e podem se dar por:

  • Comprometimento estrutural
  • Acomodação de elementos construtivos
  • Dilatações térmicas no complexo arquitetônico
  • Forças externas, como vento, vibrações de veículos, etc.
  • Variações de uso (sobrecarga de uso calculada inadequadamente)
  • Retirada de elementos de escoragem durante a fase construtiva
  • Dilatações térmicas nas camadas de acabamento
  • Perda de água nas camadas de acabamento
Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.