Registo de azulejos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Registo de azulejos de São Marçal, Setúbal, Portugal

Um registo de azulejos é um painel de azulejos decorativos[nota 1] com intenção devocional colocado, em regra, em fachadas de edifícios, invocando a proteção da Virgem Maria ou de santos, contra cataclismos.[1].[2]

Origem do conceito[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma extensão do conceito de registo, que se refere a estampas gravadas, de pequenas dimensões, representando santos ou episódios bíblicos, utilizadas para a veneração e oração dos crentes.[nota 2] [nota 3] [3]

Invocações mais frequentes[editar | editar código-fonte]

O registo representa, em regra, um santo, a Virgem Maria ou a Sagrada Família. Uma das invocações mais frequentes é a de São Marçal, protetor contra os incêndios.[4]

Colocação[editar | editar código-fonte]

Os registos de azulejos eram normalmente colocados na fachada dos edifícios, sobre a porta, ou entre as janelas, invocando a protecção da entidade representada.[5]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal os registos em azulejo surgem com maior frequência a partir da segunda metade do século XVIII, como forma de suscitar a intercessão da Virgem Maria ou de um santo para a proteção da casa e dos seus moradores contra catástrofes naturais e epidemias.

Embora existam exemplares anteriores, a maioria dos registos é posterior ao terramoto de 1755.[5][4]

Notas

  1. Um painel de azulejos é uma composição formada por um número variável de azulejos que constitui uma unidade formal, funcional, e estética (Cf. aa. vv. Museu Nacional do Azulejo : roteiro. Lisboa, Instituto Português dos Museus : Edições ASA, 2003, p. 235. ISBN 972-776-215-8)
  2. Um registo é uma pequena estampa, representando santos ou certos passos da Bíblia, que servem para a veneração dos crentes. Cf. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, s.v. Registo : Belas-Artes.
  3. A Biblioteca Nacional de Portugal tem um importante fundo de registos.

Referências

  1. Glossário do Museu Machado de Castro.
  2. Cf. aa. vv. Museu Nacional do Azulejo : roteiro. Lisboa, Instituto Português dos Museus : Edições ASA, 2003, p. 235. ISBN 972-776-215-8
  3. António Mendes Correia; et al. (1960). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. [S.l.]: Editorial Enciclopédia 
  4. a b Registo barroco com São Marçal na coleção do Museu de Lisboa.
  5. a b Cf. LOPES, Fernando M. Peixoto; BASTOS, Margarida Almeida. Registos de santos em azulejo do município de Lisboa : algumas considerações.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CAMPELO, Maria Joana. «Registos de santos em azulejo : aproximação às fontes gravadas», in Revista de Artes Decorativas', 2 (2008) p. 171-182.
  • CAMPELO, Maria Joana. Registos de santos em azulejo (c. 1700-1830) : fontes gravadas e distribuição em Lisboa. Dissertação apresentada à Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto), em 2010, para a obtenção do grau de mestre em Artes Decorativas.
  • CARDOSO, Nuno Catarino. Registos de azulejos e lápides brasonadas. Lisboa : ed. a. 1937.
  • CHABY, João Pedro; MARQUES, Tiago Pires; PINTO, Paulo Mendes. «Registos de Santos em Azulejos : inventário e abordagem : Religiosidade e Urbanismo», in Arte e Arqueologia n.º 52, pp. 147-154.
  • Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. Patrimómio azulejar de Setúbal e Azeitão. Setúbal : Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, 2008. ISBN 978-972-9339-09-7
Dedica um capítulo aos registos de azulejos
Cf. páginas 81 a 91.
  • QUEIRÓS, José; GARCIA, José Manuel (org., apresent., notas e adenda iconográfica); PINTO, Orlando da Rocha (id.). Cerâmica portuguesa e outros estudos. Lisboa : Presença, , 4.ª ed., 2002 ISBN 972-23-2969-3. Parte III : Azulejos : alguns registos não datados.
  • REIS, João Vasco. Horizontes de azul : azulejaria e iconografia : registos de santos no concelho de Lagoa. Lagoa : Câmara Municipal de Lagoa, 2018.
  • SIMÕES, J. M. dos Santos. Registos de azulejos de Lisboa. Dactiloscrito, com anotações manuscritas. Listagem ordenada por ordem alfabética de arruamento, incluindo a Coleção Vilhena, com indicação das dimensões, tipo, datação e descrição.
  • Universidade Sénior Florbela Espanca. Os registos de azulejos nas ruas de Matosinhos-Leça.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Registo de azulejos