Reithrodon typicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Como ler uma infocaixa de taxonomiaReithrodon typicus[1]
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Subfamília: Sigmodontinae
Gênero: Reithrodon
Espécie: R. typicus
Nome binomial
Reithrodon typicus
Waterhouse, 1837

O rato-do-mato ou rato-coelho (nome científico: Reithrodon typicus Waterhouse, 1837) é uma espécie de mamífero roedor da família Cricetidae. A espécie é herbívora de pasto e habita na região entre o norte da Argentina, sul do Brasil e Uruguai. É uma espécie terrestre de hábitos noturnos. Reithrodon typicus é a espécie-tipo do gênero; além dela existem outras  duas subespécies reconhecidas. O gênero carece de estudos a respeito de suas características gerais.

A espécie foi classificada como pouco preocupante (em inglês Least Concern [LC]) na Red List da IUCN (International Union for Conservation of Nature)[3].

Características morfológicas[editar | editar código-fonte]

São animais de tamanho médio, por volta de 15 centímetros de comprimento, com o comprimento da cauda menor que o do corpo, medindo aproximadamente 10 centímetros e pesam, em média, entre 60g-105g[4]. A pelagem desses animais é densa e macia, a coloração do dorso é castanho-clara, enquanto que o ventre é esbranquiçado ou acinzentado, embora frequentemente seja manchado de castanho-claro. Sua cauda, patas traseiras e dianteiras geralmente são brancas. As patas posteriores possuem membrana interdigital e dígitos externos reduzidos. Possui orelhas grandes, quatro pares de mamas e incisivos superiores com um sulco frontal.[5]

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

O rato-do-mato é uma espécie terrestre, natural da região do Pampa, habita campos naturais cultivados nos Campos do Sul, no extremo sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul[5]. No Uruguai, o animal é geralmente encontrado em pastagens sobrepastoreadas, entre afloramentos rochosos e em encostas bem drenadas e com pouca vegetação. Na Argentina, ocupa a região da província de Entre Ríos, no nordeste do país.[6]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A dieta dos ratos (Reithrodon sp.) é 90% grama, raízes e rizomas (em geral de Digitaria sp.). Com a quantidade de comida ingerida e a velocidade que come, leva cerca de 6 horas por dia para se alimentar na quantidade ideal. Além do mencionado acima, consomem folhas, dente-de-leão, flores, alface, maçã, batata, semente de girassol, entre outros alimentos variados. Eles ingerem mais grama que água por dia, o que explica sua habilidade de perceber folhas verdes em uma região semi-árida, em que chove pouco. [7]

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Se reproduzem durante a primavera e verão (de outubro a maio), com uma prole de 3 a 4 indivíduos. O período de reprodução também condiz com a precipitação das folhas que caem no inverno, assim com maior disponibilidade de alimento.[7]

Referências

Erro de citação: Falta a etiqueta de fecho de <references>
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Não_nomeado_2-20240110214245
  2. D'ELIA, G. "Reithrodon typicus". IUCN Red List of Threatened Species. 2016: e.T136583A22367895. doi:10.2305/IUCN.UK.2016-2.RLTS.T136583A22367895.en. Retrieved 20 November 2021.
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Não_nomeado_3-20240110214245
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Não_nomeado-20240110214245
  5. Reithrodon typicus Waterhouse, 1837. GBIF. Disponível em: <https://www.gbif.org/pt/species/4265080>. Acesso em: 3 de dezembro de 2023.
  6. SILVEIRA, F. F. Fauna Digital do Rio Grande do Sul, 2018. Bird and Mammal Evolution, Systematics and Ecology Lab - UFRGS. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/mamiferos/ordem-rodentia/familia-cricetidae/rato-coelho-reithrodon-typicus/>. Acesso em: 3 de dezembro de 2023.